Acessibilidade / Reportar erro

Aprendizagem personalizada e adaptativa: prática educativa e impacto tecnológico

Resumo

A Tecnologia da Educação avança muitos aspectos da aprendizagem. Cada vez mais aprendizagem está a ter lugar online. Os comportamentos de aprendizagem, estilo e desempenho dos aprendentes podem ser facilmente perfilados através de análises de aprendizagem que recolhem as suas filmagens de aprendizagem on-line. Permite e encoraja a investigação educacional, o desenvolvimento de aplicações de software de aprendizagem, e práticas de educação em linha para uma aprendizagem personalizada e adaptativa. À medida que continuamos a ver progressos na aprendizagem personalizada e adaptativa, devemos também prestar atenção aos impactos negativos que alimentam a nossa investigação. Neste documento, apresentaremos a nossa introspecção de aprendizagem personalizada e adaptativa e argumentaremos que é da responsabilidade social e moral dos educadores e instituições aplicar sabiamente a aprendizagem personalizada e adaptativa na sua prática educativa. Os educadores e as instituições devem também reconhecer as diversidades realistas dos estilos de aprendizagem dos estudantes individuais e o progresso variável da aprendizagem, a acessibilidade à aprendizagem contextualmente dependente, e as suas necessidades de apoio correspondente para as actividades de aprendizagem de grão fino. Argumentamos que as práticas estrategicamente equilibradas e a tecnologia de aprendizagem inovadora são cruciais para uma experiência de aprendizagem optimizada para os alunos.

Palavras-chave:
Aprendizagem personalizada; Aprendizagem adaptativa; Barreiras de aprendizagem; Responsabilidade social

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Cep: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil, Tel: +55 (31) 3409-6009 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br