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Análise da experiência de professores do ensino superior português no contexto da COVID-19

Resumo

O contexto atual da crise pandémica levou a mudanças educacionais inesperadas. Obrigou as instituições a adaptar rapidamente as suas metodologias de ensino e aprendizagem em todas as áreas, especialmente no ensino superior. Esta situação, atípica, deu origem a inúmeras reflexões sobre a capacidade das instituições de se adaptarem a este novo paradigma. Esta pesquisa tem como objetivo entender como os professores de uma Instituição de Ensino Superior (Instituto Politécnico da Guarda) ajustaram o seu processo de ensino e aprendizagem à situação de ensino a distância. Foi construída uma investigação quantitativa com um levantamento aplicado à população, sendo esta composta por 158 elementos, alcançando 102 respostas válidas, 65% da população. Os resultados mostram que, apesar das dúvidas e preocupações no início do processo, significando sempre um aumento substancial no volume de trabalho, houve uma rápida adaptação às novas metodologias de ensino e aprendizagem neste período de COVID-19. No geral, a maioria dos inquiridos considerou esta experiência de ensino a distância muito positiva.

Palavras-chave:
Metodologias de ensino e aprendizagem. Ensino superior. Ensino a distância; ferramentas colaborativas

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