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O impacto do estado de alarme decretado pela COVID-19 na inclusão educacional

Resumo

O estado de alarme decretado na maioria dos países, devido ao COVID-19, obrigou as escolas a fechar. Isto significou uma mudança abrupta na forma de ensinar para a qual muitos professores, famílias e estudantes não estavam preparados. As TIC assumiram um papel especial uma vez que se tornou a única forma de acesso à educação. Esta situação chegou numa altura em que as diferenças socioeconómicas mantêm uma fractura digital aberta que nos impede de falar de igualdade de oportunidades na educação e, por conseguinte, de inclusão educacional. O objectivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica a fim de determinar as consequências que esta mudança radical no ensino tem tido no processo de inclusão educacional, como tem afectado a população e os professores mais vulneráveis e o que tem significado para a chamada fractura digital. Para o efeito, acedemos aos diferentes artigos publicados neste campo no último ano em diferentes bases de dados que se referem à inclusão educacional. As conclusões mais relevantes baseiam-se na evidência da importância de eliminar esta fractura digital que tem deixado milhões de estudantes em todo o mundo sem acesso à educação e no grande progresso que tem sido obtido, em termos de experiência e formação da comunidade educativa em geral, nas TIC e nas metodologias activas e autónomas de aprendizagem dos estudantes.

Palavras-chave:
Educação; TIC; COVID-19; Divisão digital; Inclusão educacional; Estudantes em risco

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