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Ensino síncrono e assíncrono a distância de anáfora em línguas estrangeiras: um estudo experimental

Resumo

Este artigo pretende analisar a influência da modalidade de ensino a distância (síncrona e assíncrona) na aprendizagem da anáfora em inglês e espanhol como línguas estrangeiras, com base nos resultados de um curso oferecido a 45 estudantes de Letras de uma universidade brasileira no primeiro semestre de 2020. Neste estudo experimental, também foram considerados fatores como o nível de proficiência, grau de motivação e tipo de tarefa. Dois grupos experimentais e um grupo de controle foram comparados, ao longo de quatro testes. Os estudantes de inglês demonstraram maior conhecimento prévio de anáfora do que os de espanhol e apresentaram melhores resultados nos testes. Identificou-se uma correlação positiva e moderada entre o conhecimento de anáfora, o nível de proficiência e o grau de motivação para estudar a língua. Apesar de os grupos experimentais progredirem nos testes de compreensão, o mesmo não ocorreu nos testes de produção escrita. Por fim, não houve diferença significativa entre os dois grupos experimentais.

Palavras-chave:
Anáfora; Modalidades de ensino a distância; Aprendizagem de línguas estrangeiras

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