Acessibilidade / Reportar erro

Impacto das TIC nas habilidades de escrita e leitura: uma revisão sistemática (2010-2020)

Resumo

Devido ao potencial das TIC para melhorar o desenvolvimento das capacidades de leitura e escrita, tornou-se um campo emergente da investigação científica. O objectivo deste trabalho tem sido examinar a literatura científica que investiga o uso das TIC no desenvolvimento de competências de escrita e leitura para os anos 2010 e 2020 em cinco bases de dados. Foi seguida uma metodologia descritiva e quantitativa para apresentar as características e resultados mais importantes dos 16 artigos científicos seleccionados. Na análise dos resultados da investigação explorámos os dados bibliométricos mais significativos e a eficácia das TIC na melhoria da capacidade de escrita e de leitura dos estudantes. Os resultados confirmaram que, apesar de a produção científica neste campo estar ainda subdesenvolvida, as tecnologias digitais podem ajudar no desenvolvimento das capacidades de leitura e de escrita. Há necessidade de melhorar a formação de professores para a integração eficaz das tecnologias tanto no ensino como na aprendizagem da leitura e da escrita.

Palavras-chave :
TIC; Escrita; Leitura; Revisão sistemática

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Cep: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil, Tel: +55 (31) 3409-6009 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br