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Gestão do conhecimento: tipologia a partir dos fatores contextuais da organização

Knowledge management: Typology from organizational contextual factors

Resumo

A gestão do conhecimento como prática capaz de trazer vantagem competitiva e inovação às firmas é um consenso entre os pesquisadores. A gestão do conhecimento é alicerçada por fatores contextuais, desenvolvidos de forma distinta pelas organizações. Dessa forma, esta pesquisa tem o propósito de identificar uma tipologia quanto ao desenvolvimento desses fatores contextuais. O estudo considera cinco constructos organizacionais relacionados à gestão do conhecimento: recursos humanos, trabalho em equipe, cultura organizacional, estrutura organizacional e desenvolvimento e absorção de conhecimento. A pesquisa é desenvolvida a partir de um survey em 78 empresas do setor automobilístico. A análise de dados é baseada nas técnicas estatísticas de análise fatorial exploratória, que desdobra as variáveis mensuráveis em fatores latentes, análise de cluster, que identifica agrupamentos de empresas, e análise discriminante, que valida a diferença estatística entre os clusters identificados. Os resultados apontam a existência de quatro agrupamentos distintos quanto à pratica da gestão do conhecimento, denominados de “Empresas Inovadoras”, “Empresas Exploradoras”, “Empresas Explotatoras” e “Empresas Retardatárias”.

Palavras-chave
Análise de cluster; Análise fatorial; Fatores contextuais; Gestão do Conhecimento; Indústria automobilística

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