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Informação, ciberespaço e consciência

Information, cyberspace and consciousness

Este artigo, que apresenta uma concepção teórico-filosófica da informação, com abordagem metodológica dialética, parte da alegoria platônica da caverna e evolui para a reflexão acerca das modificações trazidas pela disseminação do uso de computadores conectados ao ciberespaço. Propõe ainda que o conceito de informação, na área da Ciência da Informação, seja definido como processo, e não como produto, e sugere que as categorias 'conhecimento' e 'ação' estejam vinculadas ao conceito proposto, tendo por base a tese marxiana da consciência. O ponto de vista adotado não está centrado no produto, no fenômeno, no objeto, mas sim, está orientado aos propósitos nos quais o conceito é definido em função de necessidades sociais que devem ser satisfeitas. O artigo conclui argumentando que, no universo digital, a expressão'representação da informação' não deve ser utilizada em substituição ao termo'informação'. Na argumentação, assumem-se duas novas categorias: a'dimensão', associada a conteúdos informacionais digitais, e a'instância', relativa às tecnologias de acesso remoto digital.

Ciência da Informação; ciberespaço; consciência; digitalização; epistemologia; informação


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