Acessibilidade / Reportar erro
Trabalho, Educação e Saúde, Volume: 1, Número: 2, Publicado: 2003
  • Documento sem título Editorial

  • Teoria, determinação, complexidade: desafios da reflexão sobre educação Ensaio

    Valle, Lílian do

    Resumo em Português:

    Nas mais diversas modalidades em que se desdobra e em cada região que descortina, ao avançar, o pensamento sobre a educação descobre na existência humana um limite intransponível, o ponto cego de sua atividade. No entanto, ainda assim, a posteridade platônica forneceu alento e atualidade à ilusão da verdade absoluta, e nunca é demais ressaltar o quanto, configurando a organização política moderna, o "mito do especialista no poder" se prolonga nas formas instituídas pelas quais se concebe, se pratica e se pensa a educação. Diante desse quadro - por um lado, as respostas já esvaziadas, os velhos conceitos, as lógicas e as teorias explicativas que cedem ante o peso das evidências quotidianas de seu esgotamento; por outro lado, a injunção a desconfiar de todas as respostas, o gozo infantil pela desconstrução - como nos surpreenderia o enorme sucesso que vêm amealhando análises que, sob novas roupagens, oferecem à educação o modelo do mundo natural como parâmetro e instrumental para pensar a "complexidade humana"? Aquilo que, no ser, revela seu caráter magmático ou, como comumente se diz, sua complexidade: como apreendê-lo pelo entendimento? O presente texto examina estas questões, propondo como desafio que, para pensar o modo de ser próprio do humano, possamos partir do próprio homem.

    Resumo em Inglês:

    As it develops and expands, in its various modalities and in each new area it opens up, the thought on Education finds in the human existence an insurmountable barrier, the blind spot in its activity. Nevertheless, Plato's succeeding generations have given a new breath of life to the illusion of absolute truth and even updated it. Therefore, it is never enough to emphasize how much 'the myth of the specialist in power' that gives shape to modern political organization, also extends to the institutionalized ways in which we conceive and practice education or even think about it. In this scenario - on the one hand, the already emptied answers, the old concepts, the logic and the explicative theories that fall under the weight of the everyday evidences of their exhaustion; on the other, the demand to mistrust all answers and the childish pleasure in deconstructing - how could we be surprised by the huge success being obtained by analyses that - under new clothing - offer to education the model of the natural world as a parameter and as a tool to help its understanding of the "human complexity"? How can we apprehend through our understanding something that, in its being, reveals its igneous character or, as it is usually said, its complexity? The present text looks at these issues and proposes, as a sort of challenge, that, in order to reflect upon the way of being that is peculiar to human beings, we should start with the human being him/herself.
  • Reforma do estado: o privado contra o público Artigos

    Leher, Roberto

    Resumo em Português:

    A reforma do Estado está situada no centro da agenda dos países periféricos, obedece às condicionalidades do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, assim como está presente nas políticas que ampliam a esfera privada em detrimento da pública. O determinismo tecnológico - expresso por meio da ideologia da globalização - e o uso de um léxico em que o discurso da direita e da esquerda parecem se confundir - como nos temas da autonomia, da sociedade civil e da crítica ao estatismo - contribuem para a formação da ideologia dominante. Critica-se, aqui, o discurso que confere inexorabilidade a essas reformas, sustenta a ruptura com a política macroeconômica neoliberal para que a transição pós-neoliberal possa ser concretizada e defende a oposição entre o público e o privado como estratégica para a construção de alternativas. Argumenta-se que as reformas aprofundam a condição capitalista dependente do país e ampliam a sua heteronomia cultural, agravando o apartheid educacional e científico-tecnológico, com graves conseqüências sociais. Discute-se, ainda, que a construção de um Estado ético, público, requer o fortalecimento dos movimentos sociais, a autonomia vis-à-vis aos governos e a elaboração de teorias críticas em relação ao Estado, em uma sociedade não subjugada à ordem do capital.

    Resumo em Inglês:

    The reform of the State is at the centre of the periphery countries' agenda; it fulfils the conditions imposed by the International Monetary Fund and by the World Bank, as well as being part of the policies that aim at expanding the private sphere in detriment of the public one. Technological determinism - expressed by the globalisation ideology - and the use of a vocabulary that makes the discourses of both left and right seem very similar (as it occurs in the case of matters such as autonomy, civil society and the critique of statism) contribute towards the construction of the dominant ideology. Here we make a critique of the discourse that makes these reforms seem inexorable, support the rupture with the neo-liberal macroeconomic policies in order to guarantee the concretisation of the post neo-liberal transition and defend the opposition between the public and the private as a strategy for the construction of alternatives. We argue that the reforms will strengthen the dependent capitalist condition of this country and, widening its cultural heteronomy, will further intensify the existing educational and technological-scientific apartheid, with serious social consequences. We also suggest that the construction of an ethical and public State demands the strengthening of social movements, their autonomy vis-à-vis governments and the elaboration of critical theories related to the State in a society that is not subdued to the order of Capital.
  • O caráter polissêmico e multifacetado do mundo do trabalho Artigos

    Antunes, Ricardo

    Resumo em Português:

    Apresentam-se, aqui, indicações empíricas e analíticas acerca das configurações atuais da classe trabalhadora. Contrariamente às teses que defendem o fim ou o desaparecimento do trabalho, busca-se oferecer uma noção ampliada de trabalho, bem como um esboço analítico da forma de ser da classe trabalhadora em nossos dias e sua nova morfologia. Desse modo, o artigo pretende se contrapor às teses que defendem o desaparecimento ou a desconstrução do trabalho.

    Resumo em Inglês:

    This article presents empirical and analytical considerations about the present configuration of the working classes. In opposition to the theses that propose that work has ended or is disappearing, the text attempts to propose a more comprehensive notion of work, as well as an analytical outline of the working class' way of being today and its new morphology. Thus the article intends to contrapose those theses that maintain that work is disappearing or being deconstructed.
  • Trabalho, educação e saúde: o ponto de vista enigmático da atividade Artigos

    Brito, Jussara; Athayde, Milton

    Resumo em Português:

    Propomo-nos, aqui, a refletir sobre trabalho-educação-saúde a partir de um programa que conjugou pesquisas e formação de trabalhadores de escolas públicas sobre as relações saúde-trabalho, cuja perspectiva epistemológica estava centrada na atividade de trabalho e na confrontação entre conhecimento científico e saberes e indagações advindas da experiência dos trabalhadores. Constituindo uma 'comunidade ampliada de pesquisa', que associa pesquisadores e trabalhadores, pretendemos contribuir para a compreensão das dinâmicas e condições que podem gerar sofrimento e conduzir ao adoecimento ou, em contrapartida, possibilitar a emergência de estratégias de afirmação da vida e da saúde, considerando os conflitos de valores presentes nas situações de trabalho do serviço público. Buscamos, sobretudo, contribuir para a identificação das questões efetivas a serem enfrentadas com vistas às mudanças que os trabalhadores considerem prioritárias. Ao descrever esse programa e apresentar alguns elementos relativos à sua evolução e a seus resultados, sinalizamos a necessidade de construção de métodos de pesquisa segundo a premissa de que os trabalhadores detêm uma experiência e um tipo de saber imprescindíveis para compreender essa relação sempre enigmática entre saúde e trabalho na perspectiva de promoção da saúde e da afirmação da vida.

    Resumo em Inglês:

    In this article we intend to make a discussion about work-education-health, taking as reference one Program that conjugated researches on the relation health-work and formation of male and female workers of public schools, whose epistemological perspective was centered in the work activity and in the confrontation among scientific knowledge and the knowledge generated on the workers' experience. Constituting an 'amplified community of research', that associates researchers and workers in the same process, we intended to contribute for the understanding of the dynamics and conditions that can generate suffering and sickness or can facilitate the creation of strategies of life's and health's statement, considering the values conflicts that are present in the public service's work. Above all things, we tried to contribute for the identification of the effective problems to be faced, aiming to make the changes that the workers consider as priorities. After presenting this program and some of it's results, we signalled the necessity of the construction of research methods compatibles to the premise that the workers are detainers of an experience and an indispensable type of knowledge to the comprehension of the enigmatic relation between health and work, in the approach of promotion of health and statement of life.
  • Cursos técnicos pós-médios: análise das possíveis relações com o fenômeno de contenção da demanda pelo ensino superior Artigos

    Mendes, Sonia Regina

    Resumo em Português:

    Pode-se interpretar a separação entre o ensino médio e a educação profissional como um movimento que objetiva, mais uma vez, livrar a universidade pública do atendimento de contingentes cada vez maiores de alunos que concluem o ensino médio. Analisa-se, aqui, o caráter não-manifesto das orientações para a educação profissional expressas por meio do Decreto Federal 2.208/97, a partir do levantamento dos percursos escolares dos alunos que freqüentaram os cursos técnicos pós-médios nas escolas técnicas federais e no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Rio de Janeiro, nos anos de 1999 e 2000. Este documento indica, mais uma vez, uma tentativa do governo em conter o número de matrículas para o ensino superior público. A realidade dos alunos dos cursos técnicos pós-médios na cidade do Rio de Janeiro, ministrados de forma contínua em escolas técnicas federais e no SENAI nos anos finais do século XX, contribui para refletirmos sobre as intenções e possíveis repercussões da separação do ensino médio da educação profissional de nível técnico para boa parte dos alunos egressos do ensino médio.

    Resumo em Inglês:

    It is possible to view the separation between secondary schooling and professional education as a movement that, once more, aims at keeping away from the State Universities the increasingly greater number of students that complete secondary education. With the help of a survey of the school trajectory of students that attended technical post-secondary courses in the Federal technical schools and in the National Service of Industrial Learning (SENAI) of Rio de Janeiro in the years 1999/2000, we analyse here the non-manifest character of the guidelines for professional education expressed in the Federal Law 2208/97. Once again, this document reflects the Government's attempt to reduce the number of places in State Universities. The experience of the students attending the technical post-secondary courses that were being ministered in the federal technical schools and at the SENAI in the city of Rio de Janeiro uninterruptedly during the late years of the 20th century can help us to understand the intentions behind the separation of secondary education from technical-level professional education and the possible repercussions of this separation for a large number of students now leaving secondary school.
  • Sobre o trabalho técnico em laboratórios de P&D em saúde: apontamentos para a educação profissional Artigos

    Teixeira, Márcia de Oliveira

    Resumo em Português:

    Nas últimas décadas, alguns estudos apontaram para a existência de alterações significativas no conteúdo e na organização do trabalho em saúde, acarretando mudanças na formação profissionalizante nos níveis médio e superior. Todavia, poucos estudos procuraram analisar o processo de trabalho técnico em laboratórios de P em saúde nesse contexto. Este artigo reúne elementos sobre esse processo, situando-o no interior das práticas de produção dos conhecimentos e artefatos tecnocientíficos. Embora se mantenham afastados de uma discussão exaustiva, os elementos reunidos permitem uma aproximação com questões candentes à educação profissional em saúde, quais sejam, considerações acerca da especialização, da qualificação e da divisão entre concepção e execução. A discussão partiu da descrição das atividades realizadas por duas técnicas, uma de nível médio e a outra de nível superior, em um laboratório de P de vacinas. A pesquisa de campo apoiou-se nas contribuições de autores que partilham abordagens identificadas com os "Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia". Ao se basearem na discussão das práticas de pesquisa tecnocientífica, os estudos terminaram contribuindo para a investigação do processo de trabalho de técnicos, pesquisadores e assistentes.

    Resumo em Inglês:

    In the past decades a number of studies has pointed to the existence of significant alterations in the contents and organization of health work. These alterations have led to changes in the professional training at the secondary and higher levels. Notwithstanding, few of those studies have attempted to analyse the process of technical work in the laboratories for R in health in this context. This article gathers elements about this process, and considers it as part of the practices for the production of techno-scientific knowledge and artefacts. Although insufficient for an exhaustive discussion on the subject, the gathered elements permitted us to deal with some of the major issues related to professional education in health, namely considerations about specialization, qualifications and the division between conception and execution. The discussion had as bases the description of the activities carried out by two technicians, one at the secondary level and the other at University level, in an R laboratory specializing in vaccines. The fieldwork had as bases the contributions of authors sharing the type of approach normally identified with "Social Studies on Science and Technology". Because they were grounded on the discussion of practices of techno-scientific research, the studies ended by contributing towards an investigation of the technicians', researchers' and assistants' work process.
  • Financiando o SUS: algumas questões para o debate Debate

    Mattos, Ruben Araujo de; Costa, Nilson do Rosário

    Resumo em Português:

    Este debate discute questões relacionadas ao financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Na primeira parte, Ruben de Mattos defende a criação de dispositivos para a elevação progressiva dos gastos públicos em saúde. Segundo o debatedor, o maior desafio do governo será viabilizar - e sustentar - um sistema que garanta, de fato, o acesso universal e igualitário. Mattos também destaca a importância dos repasses federais entre os níveis de governos, por vê-los como instrumentos capazes de reduzir as desigualdades entre as regiões e incentivar políticas que contribuam para a consolidação do SUS. Na segunda parte, Nilson do Rosário afirma que o ajuste fiscal da década de 1990, conseqüência da política de estabilização monetária, limitou a capacidade de financiamento governamental na atenção à saúde, gerando efeitos perversos devido à ampliação da desigualdade social. A seguir, explica como o setor saúde respondeu às exigências de ajuste macroeconômico nas despesas públicas através de estratégias substitutivas, contexto em que o Programa de Saúde da Família (PSF) se expandiu rapidamente, tornando-se estratégico na agenda da ampliação da atenção ambulatorial básica do país.

    Resumo em Inglês:

    This work discusses some of the issues related to the funding of the Brazilian National Health Service (SUS). In the first part of the paper, Ruben de Mattos advocates the creation of devices to guarantee a progressive increase in the public health budget. In the debater's view, the greatest challenge facing the government is the development - and the maintenance - of a system that can de facto guarantee universal and equalitarian access. Mattos also emphasizes the importance of the federal government's transfers of funds to local governments since the latter are seen as instrumental in the attempts to reduce inequality between regions and to encourage policies that will contribute to the SUS' consolidation. In the second part, Nilson do Rosário affirms that the 1990's fiscal adjustment, a consequence of the monetary stabilization policy, reduced the government's funding capacity with regard to health; due to the ensuing increase in social inequality, this had a series of adverse effects. Next, Mr. Rosário explains how the health sector responded to the demands for macroeconomic adjustment of public expenditure by means of substitutive strategies. It was in this context that the Family Health Programme (PSF) expanded rapidly, becoming a strategic item in the agenda for the expansion of basic outpatient care in this country.
  • Saúde, educação, cidadania e participação: a experiência do Proformar Relato

    Gondim, Grácia Maria de Miranda; Monken, Maurício

    Resumo em Português:

    Objetiva-se, aqui, apresentar a experiência do Programa de Formação de Agentes Locais em Vigilância em Saúde (Proformar), com suas bases teóricas, metodológicas e operacionais. O Proformar é uma proposta pedagógica que conjuga a modalidade de educação presencial com a educação à distância, como estratégia metodológica para realizar um processo de ensino e aprendizagem de massa. O programa tem como meta requalificar, em todo o território nacional, os 26.660 antigos guardas de endemias da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) - que desenvolvem atividades de campo no controle de doenças e em epidemiologia - , assim como outros 42.000 profissionais, em convênios com estados e municípios. Tomamos como referência os marcos históricos da Reforma Sanitária, no campo da saúde, e a Lei de Diretrizes e Bases, na educação, para explicitar as opções conceituais e didático-pedagógicas na formulação do programa pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz. Por fim, refletimos sobre os processos de descentralização e municipalização como estratégias fundamentais para consolidação, em dimensão nacional, do Sistema Único de Saúde (SUS), ressaltando a necessidade de diferenciá-los em seus fins e suas intencionalidades.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to present the experience of the Training Programme for Local Agents of Vigilance in Health (Proformar) with its theoretical, methodological and operational bases. Proformar is a pedagogical proposal that combines ordinary classroom education with remote education as a methodological strategy to carry out a mass learning/teaching process. The aim of the programme is the nationwide re-training of the 26,660 old "guards of endemic diseases" from the National Foundation of Health (Funasa) - whose function is to work in the rural areas in the control of diseases and epidemics - and, in a next stage, in cooperation with states and municipalities, another 42,000 workers. We have used as reference the historic landmarks of the Sanitary Reform, in the area of health, and the Law of Guidelines and Bases (Lei de Diretrizes e Bases) in education to clarify the conceptual and didactic pedagogical choices in the elaboration of the programme by Polytechnic Health School Joaquim Venâncio/Fiocruz. Finally, we look at the processes of decentralization and municipalization as essential strategies for the consolidation of the Brazilian Health System (SUS) in a national dimension, giving emphasis to the need to clearly distinguish these two processes in terms of their ends and purposes.
  • Entrevista: Sérgio Arouca Entrevista

  • A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? Resenhas

    Oliveira, Ramon de
  • Trabalho Imaterial: formas de vida e produção de subjetividade Resenhas

    Santos, Aparecida de Fátima Tiradentes dos
  • Agente comunitário de saúde: o ser, o saber, o fazer Resenhas

    Morosini, Márcia Valéria
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Avenida Brasil, 4.365, 21040-360 Rio de Janeiro, RJ Brasil, Tel.: (55 21) 3865-9850/9853, Fax: (55 21) 2560-8279 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revtes@fiocruz.br