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DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NEOLIBERALISMO, DESUMANIZAÇÃO E ADOECIMENTO NA REPÚBLICA INACABADA BRASILEIRA

TEACHING IN PRE-SCHOOL EDUCATION: NEOLIBERALISM, DEHUMANIZATION AND ILLNESS IN THE UNFINISHED BRAZILIAN REPUBLIC

DOCENCIA EN LA EDUCACIÓN INFANTIL: NEOLIBERALISMO, DESHUMANIZACIÓN Y ENFERMEDAD EN LA REPÚBLICA INACABADA BRASILEÑA

Resumo

A pesquisa que deu origem a este artigo situa-se no contexto da categoria teorética ‘repúblicas inacabadas.’ Teve como objetivo analisar a percepção de professores(as) de uma unidade escolar de educação infantil de um município catarinense, sobre a produção de dignidade pelo trabalho e foi realizada no segundo semestre de 2018. A coleta de dados se deu por meio de três instrumentos: entrevistas individuais, grupos focais e diários de campo. Os dados indicaram a solidão na interface entre docência na educação infantil, neoliberalismo e dignidade pelo eco das vozes dos professores que anunciam a destituição de sua produção de dignidade pelo trabalho, o que afeta direta e negativamente sua condição de saúde. Apontam-se condições para o estabelecimento dessa condição desumanizante e propõem-se o reconhecimento e o estímulo ao trabalho coletivo como ferramentas de transformação.

profissão docente; educação infantil; neoliberalismo; dignidade

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