Acessibilidade / Reportar erro
Tempo, Volume: 27, Número: 2, Publicado: 2021
  • A imprensa e a reabertura do tráfico transatlântico de africanos para o Brasil, 1831-1840 Artigo

    Youssef, Alain

    Resumo em Português:

    Resumo: A partir da análise de artigos de jornais do Rio de Janeiro e de sua leitura à luz dos processos políticos, econômicos e sociais vivenciados no Império do Brasil e no espaço Atlântico, o presente artigo tem por objetivo demonstrar que a imprensa foi um elemento central para o sucesso da política do contrabando negreiro implementada pelo Regresso na segunda metade da década de 1830. Atuando em colaboração com senhores de escravos da região Centro-Sul, os regressistas (núcleo do futuro Partido Conservador) fizeram amplo uso dos periódicos fluminenses para silenciar os discursos antiescravistas predominantes na primeira metade da Regência e anular as políticas antitráfico levadas a cabo pelos moderados. Com isso, garantiram a reabertura sistêmica do contrabando transatlântico de africanos, tornando letra morta a lei de 7 de novembro de 1831.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Based on the analysis of Rio de Janeiro newspapers, in the light of political, economic, and social realities of the Brazilian Empire and the Atlantic World, this article demonstrates that the press was central to the success of the slave trafficking policy implemented by the Regresso party during the second half of the 1830s. Acting in collaboration with slave masters from Brazil’s Central-South region, the Regressistas (the nucleus of the future Conservative Party) made extensive use of newspapers to silence anti-slavery discourses prevalent during the first half of the Regency and to nullify anti-trafficking policies enacted by the moderados. In this process, the Regressistas assured the systematic reopening of the transatlantic slave trade, rendering the law of November 7, 1831 a dead letter.
  • Guerreiros da pândega: batuques negros e encontros de bois-bumbás nos jornais de Belém do Pará no pós-Abolição (1888-1908) Artigo

    Costa, Antonio Maurício Dias da

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo analisa as repercussões e os sentidos implicados na divulgação jornalística dos encontros de cordões de boi-bumbá na primeira década após a Abolição da Escravidão na cidade de Belém. Encontros eram confrontos cantados e/ou físicos entre cordões nas ruas e praças da cidade, de modo ritualizado e com o objetivo de capturar o boi-artefato do grupo contrário. A nova ordem social marcada pelo trabalho livre, acompanhada pelo fim do Império e instituição da República, promoveu a redefinição da hierarquia entre setores dominantes e subalternos da sociedade. Nesse novo contexto, bumbás, sambas e batuques eram apresentados pela imprensa como casos de polícia e expressões da imoralidade e degeneração dos negros. O momento de mudança nesta conjuntura é marcado pela fundação do Boi Pai do Campo em 1908, que passou a receber atenção nos jornais como meio de entretenimento, junto a outras agremiações de sua época.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article deals with repercussions and senses related to announcements of the printing press concerning the clashes between boi-bumbá groups in Belém between the emancipation of slavery and 1908. These clashes were physical or chanted engagements between bands in procession through streets and squares in a ritual pattern, disposed to capture the ox-like-artifact owned by their challengers. The new social order defined by free labor, simultaneous to the decline the monarchy and the inauguration of the republic, endorsed the rearrangement of hierarchy regarding dominant and subordinate portions of the society. In this new context, bumbá troupes, samba and drumming events were disclosed by the press as police targets and examples of immorality and racial deterioration of black people. The changing moment in this situation was the creation of Boi Pai do Campo in 1908, which caught the press attention as an entertainment business, just as the other existing animals’ festive troupes.
  • Nilo Peçanha e seu cão Jicky: sentidos culturais e políticos de uma relação Artigo

    Ostos, Natascha Stefania Carvalho de

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo analisa a relação de Nilo Peçanha com seu cão de estimação, Jicky. O vínculo existente entre esses dois seres individualizados, nas décadas iniciais do século XX, aponta para diversos aspectos da interação histórica entre homens e animais. Como líder em evidência e presidente da República, o relacionamento de Nilo Peçanha com seu cachorro foi representado na imprensa, explicitando sentidos culturais e políticos que remetiam tanto ao contexto da época como à imagem do advogado fluminense. Jicky tornou-se personagem do cenário público da Primeira República, encarnando, juntamente com o dono, novas possibilidades afetivas e velhas práticas políticas. As fontes utilizadas na pesquisa foram notícias de jornais e revistas, charges e documentos do acervo do Museu da República.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article examines Nilo Peçanha’s relationship with his pet dog, Jicky. The bond between these two individualized living beings in the early decades of the twentieth century points to various aspects of the historical interaction between humans and animals. As a prominent leader and President of the Republic, Nilo Peçanha’s relationship with his dog was represented in the press, highlighting cultural and political meanings that referred to the context of the time and the image of the politician. Jicky became a “public figure” in the First Republic, personifying, along with its owner, new affective possibilities and old political practices. The sources used in the research were news from newspapers and magazines, cartoons and documents from the collection of the Museum of the Republic.
  • “Toda nudez, sem amor, será castigada”: o sentido proposto por Nelson Rodrigues a uma de suas peças mais controversas Artigo

    Gusmão, Henrique Buarque de

    Resumo em Português:

    Resumo: Desde a década em 1940, em suas crônicas jornalísticas, Nelson Rodrigues monta uma consistente arquitetura discursiva que atribui um sentido específico para o teatro, de maneira geral, e para suas peças, em particular. Em diálogo com referências intelectuais do mundo católico de seu tempo (como Jacques Maritain, Gilbert Chesterton, Gilberto Freyre e Gustavo Corção), o dramaturgo produziu uma série de juízos dos quais lançava mão para debater sua obra ficcional. Toda nudez será castigada, montada pela primeira vez em 1965, é uma de suas peças que opera mais diretamente com o projeto estético produzido pelo dramaturgo em suas crônicas. Realizo, neste artigo, uma leitura desta peça em diálogo com as tantas concepções levadas adiante por Nelson Rodrigues nos jornais, trazendo à tona a figura do dramaturgo que se coloca como o primeiro debatedor de suas peças, atuando contundentemente sobre a recepção destas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Since the 1940s, in his journalistic chronicles, Nelson Rodrigues has created a consistent discursive architecture that gives a specific meaning to the theater, in general, and to his plays, in particular. In dialogue with intellectual references from the Catholic world of his time (such as Jacques Maritain, Gilbert Chesterton, Gilberto Freyre and Gustavo Corção), the playwright produced a series of judgments which he used to discuss his fictional work. All nudity will be punished, assembled for the first time in 1965, is one of his plays that operates more directly with the aesthetic project produced by the playwright in his chronicles. In this article, I read this play in dialogue with the many conceptions carried out by Nelson Rodrigues in the newspapers, bringing up the figure of the playwright who stands as the first debater of his plays, acting forcefully on their reception.
  • Sobre trabalhadores, Estado e desemprego nas atas das sessões “secretas” da Junta Militar - Chile, 1973-1976 Artigo

    Llanos, Claudio; González, José Antonio

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo se concentra em dois elementos do pensamento e do projeto neoliberal que estiveram presentes no Chile entre 1973 e 1976, ou seja, durante os primeiros anos da ditadura militar, com a colaboração civil, liderada pelo general Augusto Pinochet. Esses elementos são as ideias em torno do número de funcionários públicos e da responsabilidade atribuída aos trabalhadores por problemas econômicos tais como a inflação. As principais fontes da pesquisa são as atas das sessões “secretas” da Junta Militar. A presença precoce do projeto neoliberal nessas reuniões é apresentada, revelando que aspectos radicais das reformas econômicas impostas pelo regime, principalmente em relação aos trabalhadores, foram seriamente considerados antes que adquirissem maior relevo na discussão pública.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo se concentra en dos elementos del pensamiento y proyecto neoliberal que se hicieron presentes en Chile entre 1973 y 1976, es decir los primeros años de la dictadura militar, con colaboración civil, dirigida por el general Augusto Pinochet. Estos elementos fueron, las ideas en torno al número de trabajadores públicos y la responsabilidad que se le asignó a los trabajadores en los problemas económicos como la inflación. Sus fuentes centrales son las Actas de las Sesiones “secretas” de la Junta Militar. Se presenta la temprana presencia del proyecto neoliberal dentro de las discusiones de la Junta Militar, revelándose que aspectos radicales de las reformas económicas impuestas por el régimen, particularmente en relación a los trabajadores eran seriamente considerados, antes de que éstas tomaran mayor posición en la discusión pública.
  • Estudos sobre experiências femininas e violências de gênero na fronteira México-Estados Unidos Artículo

    Contreras, Eleonora López; Guizardi, Menara Lube; Torralbo, Herminia Gonzálvez

    Resumo em Português:

    Resumo: Apresentamos um estado da arte dos estudos sociais sobre as experiências de violência vividas por mulheres na fronteira entre o México e os Estados Unidos. Sintetizamos o processo de delimitação desses países (entre 1920 e 1980) e abordamos o período entre 1980 e 2000, caracterizado pela radicalização dos regimes de exploração nas indústrias maquiladoras, pelo surgimento da perspectiva chicana sobre a experiência feminina de fronteira, e dos estudos de gênero nas ciências sociais. Analisamos também os trabalhos produzidos de 2001 até o presente, agrupando-os em três eixos: desumanização e feminicídios; mulheres e redes de tráfico de drogas; sobrecarga feminina no cuidado e (re)produção social das famílias.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Presentamos un estado del arte de estudios sociales sobre las experiencias de violencia vividas por mujeres en las fronteras entre México y Estados Unidos. Sintetizamos el proceso de configuración de los límites entre estos países (entre 1920 y 1980) y abordamos el periodo entre 1980 y 2000, caracterizado por la radicalización de los regímenes de explotación en las industrias maquiladoras, por la emergencia de la perspectiva chicana sobre la experiencia femenina fronteriza y por el giro de género en las ciencias sociales. También analizamos los trabajos producidos desde 2001 hasta la actualidad, agrupándolos en tres ejes: la deshumanización y los feminicidios; las mujeres y las redes de narcotráfico; la sobrecarga femenina en los cuidados y en la (re)producción social de las familias.
  • Nosso ano novo: comunalização festiva no Inti Raymi-Machaq Mara do Parque Avellaneda (Argentina) Artículo

    Charlone, Pablo Mardones

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo provém de uma etnografia estrategicamente localizada, realizada entre 2006 e 2014 (mas atualizada até 2018), no festival do solstício de inverno Quechua-Aymara, o Inti Raymi-Machaq Mara, no Parque Avellaneda, em Buenos Aires. A partir de informações etnográficas, identifica-se como esta festa realizada por migrantes da região dos Andes centrais constitui um espaço social reconfigurado e inovador que cria novas territorializações a partir de processos de comunalização constituídos festivamente. Comparando sua história e estatização na Bolívia e no Peru com seu desenvolvimento na metrópole argentina, a proposta é abrir o debate sobre o uso do calendário na região e as consequentes implicações de sua recriação em nível simbólico para fins de reconhecimento social e político.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El artículo deriva de una etnografía estratégicamente situada, realizada entre 2006 y 2014 (aunque actualizada hasta 2018), sobre la festividad del solticio de invierno quechua-aymara, el Inti Raymi-Machaq Mara, en el Parque Avellaneda de la ciudad de Buenos Aires. A partir de informaciones etnográficas, identifico como esta celebración realizada por migrantes de los Andes centrales constituye un espacio social reconfigurado y novedoso que recrea nuevas territorializaciones a partir de procesos de comunalización constituidos festivamente. Comparando su historia y estado-nacionalización en Bolivia y Perú con su desarrollo en esta metrópolis, propongo abrir el debate sobre el uso del calendario en la región y las consiguientes implicancias de su re-creación a nivel simbólico para los propósitos de reconocimiento social y político.
  • Resistência, sobrevivência e associativismo: reinventando a vida nos territórios de escravidão moderna (séculos XVIII-XX) Dossiê

    Barreto, Maria Renilda; Silva, Daniel B. Domingues da

    Resumo em Português:

    Resumo: Este dossiê apresenta resultados inéditos de uma agenda de investigação que problematiza a dinâmica das relações sociais, no Brasil, discutindo como as populações escravizadas e libertas montaram estratégias de sobrevivência e de reinvenção em territórios demarcados pela escravidão moderna por meio do associativismo. Os artigos se espraiam entre os séculos XVIII e XX, abrangem diversas regiões brasileiras e ampliam as percepções de como negras e negros moldaram o país a partir de tensionamentos, conflitos e negociações alterando as configurações sociais, culturais, educacionais, científicas, dentre outros campos das relações humanas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This dossier brings to the public new results of a research agenda that problematizes the dynamics of the social relations in Brazil, discussing how the enslaved and freed populations developed strategies of survival and reinvention through associativism in territories marked by modern slavery. The articles cover a period extending from the eighteenth to the twentieth centuries, approach different Brazilian regions, and expand how the perceptions of black women and men have shaped the country through tensions, conflicts, negotiations, changing social, cultural, educational, and scientific configurations, among other fields of human relations.
  • Cativeiro e compadrio em um porto atlântico (Rio Grande, 1780-1850) Dossiê Resistência, Sobrevivência E Associativismo: Reinventando A Vida Nos Territórios De Escravidão Moderna (Séculos Xvi-Xix)

    Matheus, Marcelo Santos

    Resumo em Português:

    Resumo: Dentro dos ditames de uma sociedade católica e escravista, o compadrio foi uma das formas de associação que os africanos e seus descendentes encontraram para (re)signifcar suas vidas e tornar menos dolorosa a experiência do cativeiro. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo o estudo dos laços de compadrio a partir do batismo de escravos, com foco na documentação produzida em Rio Grande, porto ao sul do Brasil que mantinha relações econômicas e sociais com diversas partes do Atlântico, entre 1780 e 1850. Foi possível observar que a busca pelo batismo não respondia apenas à norma eclesiástica. Da mesma forma, identificamos mudanças no padrão do compadrio ao longo do tempo, com algumas diferenças interessantes entre a tendência geral e o compadrio de africanos em particular. Por fim, o compadrio, além de produzir relações sociais diversas, podia potencializar as chances de obtenção da liberdade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Within the norms of a Catholic slave society, the compadrio (godparenthood) was one of the forms of association that Africans and their descendants found to (re)signify their lives and make the experience of captivity less excruciating. In this article, I study the bonds of compadrio - registered during the baptismal cerimonies of slaves between 1780 and 1850 -, focusing on the documentation produced in Rio Grande, a port city in southern Brazil that maintained economic and social relations with various parts of the Atlantic. In my analysis, I found that the search for baptism did not respond only to the ecclesiastical norm. Likewise, I was able to identify changes in the pattern of compadrio over time, with some remarkable differences between the general trend (from free, freed, and enslaved Brazilians) and the compadrio established by Africans in particular. Finally, I show that compadrio, in addition to diversify social relationships, was a way that enslaved Africans used to enhance their chances of obtaining freedom.
  • Pedro, escravo, “mandado pelo Altíssimo para absolver os pecados”: religiosidades, insurgências e autonomia escrava (Bahia, c.1790 a c.1830) Dossiê Resistência, Sobrevivência E Associativismo: Reinventando A Vida Nos Territórios De Escravidão Moderna (Séculos Xvi-Xix)

    Costa, Alex Andrade

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo parte do estudo sobre um culto religioso liderado por escravos e libertos que assumiram as identidades do Papa e de divindades católicas, para inseri-lo como uma das formas de resistência incitada pelo quadro econômico e social da Bahia, entre fins do século XVIII e início do século XIX, marcado pela pobreza de pequenos lavradores e uma forte presença africana centro-ocidental. Nesse sentido, o estudo analisa as correntes do tráfico atlântico para compreender os processos de mestiçagem e como podem ter impactado no entendimento do sagrado e nas ações reivindicatórias lideradas por escravizados. O culto do Santo Padre só pode ser compreendido em associação a outras formas de resistência, como o aquilombamento e a produção e comercialização de farinha sob o controle de escravizados, como evidências de uma ampla mobilização em torno da autonomia sobre suas vidas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article starts from the study about a religious cult led by slaves and freed men who assumed the identities of the Pope and catholic saints, to insert it as one of the forms of resistance incited by the economic and social framework of Bahia, between the end of the 18th century and beginning of the 19th century, marked by the poverty of small farmers and a strong Central-West African presence. In this sense, the study analyzes the currents of the Atlantic traffic to understand the processes of miscegenation and how they may have impacted on the understanding of the sacred and the claims actions led by enslaved. The cult of the Holy Father can only be understood in association with other forms of resistance, such as mocambo and production and commercialization of flour, under the control of slaves, as evidence of a broad mobilization around the autonomy over their lives.
  • Esperidião Calisto e o preconceito escolar com base na cor: educação, cidadania e racialização no século XIX (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Dossiê Resistência, Sobrevivência E Associativismo: Reinventando A Vida Nos Territórios De Escravidão Moderna (Séculos Xvi-Xix)

    Perussatto, Melina

    Resumo em Português:

    Resumo: Nos primeiros anos do regime republicano brasileiro, logo após a Abolição da escravatura, intelectuais da imprensa negra de Porto Alegre, como Esperidião Calisto, argumentavam que as crianças negras permaneciam segregadas nas escolas em decorrência da permanência de costumes escravistas, o que colocava em xeque as promessas liberais republicanas. Este estudo analisa os efeitos das interdições educacionais a pessoas negras, enfocando suas experiências de vida e lutas pelo direito à educação diante do processo de racialização em curso, entre o fim do Império e o início da República no Brasil. Mais do que demonstrar que, a despeito das interdições, pessoas negras frequentaram espaços formais ou informais de ensino, foca-se nos sentidos que elas atribuíam à instrução e à educação por meio de reflexões registradas na imprensa negra porto-alegrense do final do século XIX.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In the first years of the Brazilian Republican regime, just after the abolition of slavery, black press intellectuals, like Esperidião Calisto, from the southern state capital of Porto Alegre, argued that black children remained segregated at schools as a result of the permanence of pro-slavery customs. The persistent racial division revealed that promises of actual freedom to black people, made by liberal republicans, had failed. Thus, this study analyzes the effects of educational interdictions to black people, focusing on their life experiences and struggles for the right to proper education in face of the racialization process in course over the end of the Monarchy and the beginning of the Republic. By doing so, this approach seeks to demonstrate not only that black people attended both formal and informal educational institutions, but most importantly, that they elaborated their own thoughts on instruction and education.
  • Pretos e pardos nas instituições de assistência à saúde no Rio de Janeiro (1850-1919): um estudo sobre o louco-pobre Dossiê Resistência, Sobrevivência E Associativismo: Reinventando A Vida Nos Territórios De Escravidão Moderna (Séculos Xvi-Xix)

    Sanglard, Gisele; Claper, Jeanine R.

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo analisa a presença de pretos e pardos nas tradicionais instituições de assistência aos pobres, especificamente a população assistida nos hospitais de alienados na cidade e no estado do Rio de Janeiro, da virada do século XIX para o XX. O argumento central é o de que o perfil sociocultural e racial dos doentes nessas diversas instituições vincula-se às características da sociedade em que elas estão localizadas - notadamente o processo de abolição da escravatura. O artigo apresenta uma visão geral da assistência à pobreza e suas relações com as mudanças estruturais urbanas na cidade do Rio de Janeiro; do discurso científico do médico baiano Juliano Moreira no seu esforço de afastar da sociedade brasileira os estigmas da raça e da degeneração como causas da doença mental. Por fim, a modificação do perfil racial do público atendido nas instituições de assistência no Rio de Janeiro, entre 1850 e 1919, principalmente no Hospício de Pedro II/Hospício Nacional, nas Misericórdias do Rio de Janeiro e Valença e no Hospício anexo ao Hospital São João Batista, em Niterói.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The paper focuses on the presence of non-whites people in the traditional institutions for the poor, specifically the population assisted in the hospitals for the insane in the city and state of Rio de Janeiro, from the turn of the 19th to the 20th century. The main paper argument is that the sociocultural and racial profile of patients from the researched institutions is linked to the characteristics of the society in which they are located - notably the process of abolition of slavery. The paper develops an overview of poverty assistance and its relationship with the changes that have taken place in the city of Rio de Janeiro; from the scientific discourse of the Bahian physician Juliano Moreira in his effort to remove the stigmas of race and degeneration as causes of mental illness from Brazilian society. Finally, the overview of the change of the racial profile of the public attended at the care institutions in Rio de Janeiro, from 1850 to 1919, especially at the Hospício de Pedro II and, later, at the Hospício Nacional de Alienados, in addition to the Misericórdias do Rio de Janeiro and Valença and the Hospício attached of the Hospital São João Batista in Niterói.
  • A invenção do Brasil na encruzilhada de dois mundos Resenha

    Romeiro, Adriana

    Resumo em Português:

    Resumo: O novo livro de Jurandir Malerba examina os sucessivos projetos formulados para o Brasil, entre meados do século XVIII e as primeiras décadas do século XIX. A resenha busca situar a contribuição desse trabalho à historiografia sobre o período.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Jurandir Malerba’s new book examines the successive projects formulated for Brazil, between the middle of the 18th century and the first decades of the 19th century. The review aims to situate the contribution of this work to historiography about the period.
  • Intelectuais em ação. O MIR e a construção do intelectual revolucionário Resenha

    Melo, Ana Amelia M. C.

    Resumo em Português:

    Resumo: Resenha crítica do livro publicado no Chile sobre o Movimento de Izquierda Revolucionária (MIR). A pesquisa analisa o papel dos intelectuais nos anos 1960-1970, na construção de um projeto revolucionário na América Latina. A autora examina o debate teórico e a atuação dos intelectuais exilados no Chile e como se incorporam ao MIR.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Critical review of the book published in Chile on the Movimiento de Izquierda Revolucionaria (MIR). The research analyzes the role of intellectuals in the 1960-1970s, in the construction of a revolutionary project in Latin America. The author examines the theoretical debate and the performance of intellectuals in exile in Chile and how they enter the MIR
EdUFF - Editora da UFF Instituto de História/Universidade Federal Fluminense, Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, Bloco O, sala 503, 24210-201, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, tel:(21)2629-2920, (21)2629-2920 - Niterói - RJ - Brazil
E-mail: tempouff2013@gmail.com