Acessibilidade / Reportar erro

DEMANDAS DE APRENDIZAGEM DE FAMÍLIAS SOBRE CUIDADOS PÓS-NATAIS DE RECÉM-NASCIDOS

RESUMO

Objetivo

analisar as demandas de aprendizagem de puérperas e familiares sobre cuidados pós-natais de recém-nascidos a partir de seus saberes e práticas.

Método

pesquisa qualitativa, desenvolvida através da Dinâmica do Concreto, do Método Criativo Sensível, com 19 puérperas e familiares de recém-nascidos de baixo risco, em um hospital municipal de Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Brasil, de março a junho de 2019. Os dados foram submetidos à análise lexicográfica, com auxílio do software IRaMuTeQ.

Resultados

foram identificados distintos saberes e práticas das famílias sobre os cuidados pós-natais de recém-nascidos, além de diferentes demandas de aprendizagem correlacionadas à higiene corporal do recém-nascido, incluindo banho e manejo do coto umbilical, e à nutrição, em relação ao aleitamento materno e uso de bicos artificiais.

Conclusão

profissionais de saúde, incluindo enfermeiros, precisam desenvolver práticas educativas dialógicas a partir das demandas de aprendizagem das famílias, desde o pré-natal, perpassando o processo de alta na maternidade, até o pós-alta na atenção primária, visando à promoção de cuidados seguros e de qualidade aos recém-nascidos.

DESCRITORES
Recém-nascido; Cuidado Pós-natal; Cuidado do lactente; Família; Enfermagem neonatal

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br