Acessibilidade / Reportar erro

ALEITAMENTO MATERNO DO PREMATURO EM DOMICÍLIO1 1 Pesquisa com auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, processo 2012/00499-2.

O presente estudo teve por objetivo analisar a experiência da mãe acerca do aleitamento materno do recém-nascido prematuro ao longo do primeiro mês após a alta da unidade de cuidados intensivos neonatal. Adotou como referencial teórico o Interacionismo Simbólico e como referencial metodológico a análise de conteúdo qualitativa. Nove mães foram entrevistadas. Os resultados foram descritos a partir de três categorias: 'relações profissionais e aleitamento materno', 'particularidades do aleitamento materno em prematuro' e 'responsabilidade pela alimentação do(s) filho(s)'. Revela ser o aleitamento misto a forma como as mães alimentam o filho prematuro em domicílio, dada a insegurança e incerteza da suficiência do leite materno. Os profissionais de saúde contribuem para tal entendimento com necessidade de transformar as práticas em saúde.

Aleitamento materno; Prematuro; Alta do paciente


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br