Acessibilidade / Reportar erro

ATUAÇÃO EM REDE NO ATENDIMENTO AO ADOLESCENTE VÍTIMA DE VIOLÊNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES1 1 Artigo extraído da dissertação - Atendimento em rede aos adolescentes em situação de violência: o olhar dos profissionais da saúde, apresentada ao Programa de Pós-Graduação de Hebiatria da Universidade de Pernambuco (UPE), em 2014.

O objetivo deste estudo foi investigar a percepção de gerentes de serviços de saúde sobre a atuação em rede para o atendimento aos adolescentes vítimas de violência. Estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, realizado de maio a julho de 2013. Os sujeitos foram 15 gerentes de serviços de um hospital de referência para atendimento aos casos de violência, no Estado de Pernambuco, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, explorados com base na Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que o serviço social exerce um papel agregador e articulador requerido pela atuação em rede. A rede de atendimento é valorizada, mas considerada insuficiente em ações, com falta de normatização da assistência e do fluxo de atendimento. Conclui-se que os sujeitos demonstram percepção positiva do papel do serviço estudado, mas apontam carência de normas técnicas específicas no setor da saúde voltadas a uma atenção de qualidade para adolescentes.

Adolescente; Violência; Rede social; Serviços de saúde; Proteção


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br