Acessibilidade / Reportar erro

PERCEPÇÕES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL SOBRE REPERCUSSÕES PSÍQUICAS DA VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTOJUVENIL

RESUMO

Objetivo:

apreender as percepções da equipe multiprofissional de saúde no cuidar de crianças e adolescentes hospitalizadas com repercussões psíquicas da violência sexual, à luz da Teoria do Interacionismo Simbólico.

Método:

estudo qualitativo realizado com 30 profissionais da equipe multiprofissional de saúde atuantes em um hospital público geral de Salvador, Bahia, Brasil. As entrevistas ocorreram entre os meses de junho e julho de 2019, valendo-se de questionário semiestruturado e, após serem gravados, os relatos foram transcritos. Na análise, os dados foram categorizados por temáticas similares cumprindo as etapas: pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados e interpretação. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa.

Resultados:

dentre os distúrbios psíquicos apresentados por crianças e adolescentes estão: agressividade, mutismo, transtornos alimentares, comportamento infantilizado, comportamentos hipersexualizados, transtornos depressivos, transtornos de ansiedade, episódios psicóticos e delírios.

Conclusão:

o estudo demonstra as percepções resultantes da interação permitida no cuidar da equipe multiprofissional a crianças e adolescentes que vivenciaram a violência sexual e desenvolveram transtornos psíquicos. Desta forma, faz emergir sinais de alerta para familiares, profissionais da saúde, educação, dispositivos protetivos e toda a sociedade acerca da necessidade de observar cotidianamente sinais dessas alterações, buscando investigar sua possível relação com a agressão sexual.

DESCRITORES:
Criança; Adolescente; Delitos sexuais; Saúde mental; Interacionismo simbólico

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br