Acessibilidade / Reportar erro

ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES EM SAÚDE DOS HOMENS: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA PESQUISA-AÇÃO

RESUMO

Objetivo:

analisar as estratégias de implementação de ações em saúde para homens adultos na Atenção Primária.

Métodos

pesquisa-ação realizada com 12 homens adultos e 14 profissionais de saúde de uma Unidade de Saúde da Família no Município de Salvador, Bahia, Brasil. Empregou-se multitécnicas de produção de dados: observação sistemática; entrevista semiestruturada; diário de campo e fotografia, contextualizados, entre as etapas da pesquisa-ação. Utilizou-se a Análise de Conteúdo Temático e a interpretação baseada nos eixos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.

Resultados:

das concepções dos homens e dos profissionais de saúde emergiu-se três categorias: cuidados em saúde para homens, estratégias diferenciadas e lições apreendidas.

Discussão:

a cultura do homem forte, provedor que não adoece e que coloca a doença na condição de fraqueza, potencializa a masculinidade tóxica, necessitando transformá-la pelo reconhecimento de que o homem não é naturalmente avesso ao cuidar e sim moldado socialmente.

Conclusão:

reconhecer as barreiras institucionais tornou-se importante para a discussão do acesso aos serviços de saúde. Os desafios e as potencialidades da pesquisa-ação possibilitaram a elaboração de uma agenda de ações para ampliação do acesso e acolhimento na unidade de saúde do estudo.

DESCRITORES:
Saúde do homem; Atenção primária à saúde; Trabalhadores de saúde; Educação em saúde; Profissionais de enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br