Acessibilidade / Reportar erro

TECNOSSOCIALIDADE E PROMOÇÃO DA SAÚDE NO QUOTIDIANO DE USUÁRIOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA: SCOPING REVIEW

RESUMO

Objetivo:

mapear a evidência disponível sobre o uso de tecnologias por usuários da Atenção Primária à Saúde no contexto da promoção da saúde.

Método:

trata-se de um scoping review segundo Joanna Briggs Institute, e foram seguidas as recomendações do guia internacional Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). Foi utilizada a estratégia PCC (participants, concept e context). A busca nas bases de dados foi realizada no período de janeiro a abril de 2020.

Resultados:

foram recuperados um total de 5.267 estudos e selecionados 28 artigos para a revisão. A origem dos artigos foi diversa, sendo dos Estados Unidos da América o maior número (7), o idioma predominante é o inglês, o ano foi o de 2018 e o nível de evidência 2. Os estudos evidenciam que os usuários obtêm benefícios no cuidado à saúde pelo uso das tecnologias.

Conclusão:

as intervenções em saúde, com uso de tecnologias, impactam positivamente comportamentos e estilos de vida das pessoas, focando na prevenção e controle de doenças crônicas. Ressalta-se que as tecnologias usadas de forma isolada não conseguem superar as barreiras comportamentais e seu uso não substitui o atendimento e acompanhamento presencial.

DESCRITORES:
Tecnologia; Atenção primária à saúde; Rede social; Aplicativos móveis; Promoção da saúde; Comportamentos relacionados com a saúde

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br