Acessibilidade / Reportar erro

DESVELANDO AS ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONJUGAL UTILIZADAS POR MULHERES

RESUMO

Objetivo:

desvelar as estratégias de enfrentamento da violência conjugal utilizadas por mulheres.

Método:

pesquisa qualitativa que se utilizou da vertente Straussiana da Teoria Fundamentada nos Dados como referencial teórico-metodológico e que teve como cenário duas Varas de Justiça pela Paz em Casa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais e analisados no processo de codificação em três etapas interdependentes: codificação aberta, axial e seletiva.

Resultados:

para a elucidação do componente “Estratégia”, emergiram as seguintes categorias: Encontrando apoio na família; Inserindo-se em grupos de mulheres em situação de violência; e Experienciando o suporte jurídico-policial.

Conclusão:

diante da dificuldade feminina em romper com a relação permeada pela violência, urge que os profissionais das diversas áreas de atendimento a mulheres estejam preparados não apenas para reconhecer o agravo como também para orientá-las quanto à saliência desses recursos para o processo de saída desta situação e quiçá viabilizar o acesso a estes.

DESCRITORES
Violência contra a Mulher; Estratégias; Enfermagem; Família; Teoria Fundamentada

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br