Acessibilidade / Reportar erro

PERCEPÇÃO DO RISCO DE CONTAMINAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE POR COVID-19 NO BRASIL

RESUMO

Objetivo:

conhecer os fatores que influenciam a percepção do risco dos profissionais de saúde para se contaminarem com Covid-19 no Brasil.

Métodos:

survey realizado de maio a outubro de 2020 com 436 profissionais de saúde atuantes na linha de frente da Covid-19. Utilizaram-se análises descritivas e foi estimado um modelo de equações estruturais a partir de uma análise fatorial exploratória.

Resultados:

a percepção dos profissionais de saúde para contrair Covid-19 foi considerada média a muito elevada para 72% dos respondentes. No modelo de equações estruturais, o conhecimento do tratamento da Covid-19, preparo dos profissionais de saúde para atuação e a segurança no protocolo institucional em conjunto à confiança em protocolos oficiais e informações divulgadas por mídias sociais, impressa e televisiva influenciaram a autoconfiança para o enfrentamento da pandemia (P<0,05). Essa autoconfiança juntamente com o sexo masculino foram determinantes significativos (P<0,001) para a percepção da possibilidade da vir a se contaminar.

Conclusão:

este estudo poderá contribuir para a realização de estratégias, políticas públicas e diretrizes que impactem na melhoria da autoconfiança e na proteção dos profissionais de saúde frente a sua atuação na pandemia da Covid-19.

DESCRITORES:
Infecções por coronavírus; Saúde do trabalhador; Riscos ocupacionais; Equipamento de proteção individual; Pandemias

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br