Acessibilidade / Reportar erro

DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIOS NA ENFERMAGEM: ANALOGIAS À ATIVIDADE EMPREENDEDORA BRASILEIRA

RESUMO

Objetivo:

refletir sobre potencialidades e desafios da atividade empreendedora em estágio inicial de enfermeiros face à analogias entre o perfil da enfermagem brasileira e de empreendedores de negócios no país.

Método:

reflexão teórica articulada em torno do conceito de fases de atividade empreendedora. Deste ponto de partida foram selecionadas variáveis comuns da pesquisa Perfil da Enfermagem e do Relatório do Global Entrepreneurship Monitor Brasil, sendo sexo, faixa etária, nível de escolaridade, renda familiar e ocupação. Levando em conta um paralelo entre as variáveis, ordenou-se a reflexão sobre os desafios e potencialidade de enfermeiros empreendedores nas fases de atividade empreendedora nascente e nova.

Resultados:

é possível que enfermeiros empreendedores nascentes e novos sejam predominantemente mulheres, especializadas, com possibilidade de renda compatível com postos tradicionais de trabalho. A especialização, a experiência profissional e a legislação profissional são potencialidades; enquanto que o sexo, um desafio.

Conclusão:

há tanto potencialidades quanto desafios. Para que empreendedores nascentes e novos surjam são relevantes, sobretudo, a educação empreendedora, promoção da igualdade de gênero, políticas de trabalho e renda.

DESCRITORES:
Enfermagem; Empreendedorismo; Perfil profissional; Economia; Economia da enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br