Acessibilidade / Reportar erro

VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL HOSPITALAR NA PRÁTICA DE CUIDADO À CRIANÇA: ANÁLISE DO DISCURSO NA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA

RESUMO

Objetivo:

interpretar discursos de profissionais de saúde e de acompanhantes acerca da violência institucional hospitalar nas práticas de cuidado à criança, fundamentado na concepção foucaultiana de disciplina.

Método:

pesquisa qualitativa descritiva exploratória tendo como campo de estudo uma unidade pediátrica de um hospital universitário em Salvador/Bahia. Participaram do estudo 10 acompanhantes de crianças hospitalizadas e 39 profissionais de saúde. A coleta de dados ocorreu de novembro de 2018 a outubro de 2019 utilizando-se a entrevista semiestruturada. Na interpretação dos dados, foi empregada a análise do discurso à luz do pensamento foucaultiano.

Resultados:

a violência institucional nas práticas de cuidado é compreendida pelo dispositivo disciplinar, tendo como elementos: controle do tempo e separação espacial; controle dos corpos; normas e adestramento; e o exame minucioso. Estando o cuidado balizado por tais elementos, foram identificadas situações de omissão de cuidados, desrespeito à autonomia, privacidade, falta de escuta, falta de atenção, danos físicos, privações e múltiplas manipulações do corpo infantil, resultando em violações na dignidade humana destes indivíduos.

Conclusão:

é necessário que profissionais, usuários e gestores e a comunidade acadêmica proponham uma mudança nos modos de atenção à criança hospitalizada, fortalecendo a difusão e debate dos direitos humanos nos serviços de saúde que atendem crianças e suas famílias.

DESCRITORES:
Maus-tratos infantis; Criança hospitalizada; Acesso universal aos serviços de saúde; Pesquisa qualitativa

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br