Acessibilidade / Reportar erro

PÉ DIABÉTICO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE AS VIVÊNCIAS DAS PESSOAS COM DIABETES MELLITUS

RESUMO

Objetivo:

compreender as representações sociais sobre as vivências das pessoas com a condição de pé diabético.

Método:

estudo qualitativo, fundamentado na Teoria das Representações Sociais, realizado com 28 participantes, em serviços de referência no tratamento de pé diabético, em São Luís, Maranhão, Brasil, de fevereiro a maio de 2019. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, roteiro para caracterização do perfil sociodemográfico e clínico e diário de campo. Aplicou-se análise de conteúdo com suporte do software de análise qualitativa de dados para categorização.

Resultados:

os resultados possibilitaram identificar duas categorias: vivenciando o pé diabético, com as respectivas subcategorias, e respostas sociais ante o pé diabético. Na primeira categoria, têm-se as subcategorias: aspectos cognitivos, aspectos psicoafetivos, aspectos sociais e moralidade. As representações sociais do pé diabético se sustentaram em vivência cotidiana penosa, com referência à perda funcional, dependência de terceiros e dificuldade de realizar atividades antes habituais.

Conclusão:

o estudo possibilitou afirmar que o pé diabético é um objeto de representação social, demonstrando o modo como as pessoas constroem, conectam e aplicam conhecimentos. A investigação constitui ferramenta de apoio ao cuidado da pessoa com pé diabético, por auxiliar no planejamento de intervenções com impactos na elaboração de representações que gerem comportamentos positivos em saúde, na perspectiva da autovigilância dos pés.

DESCRITORES:
Pé diabético; Diabetes mellitus; Cuidados de enfermagem; Enfermagem; Psicologia social

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br