Acessibilidade / Reportar erro

RECURSO AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO EM PRÉ-OPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDÍACA: REVISÃO DE ESCOPO

RESUMO

Objetivo:

mapear na literatura científica a utilização de recurso audiovisual como estratégia educativa durante o pré-operatório de cirurgia cardíaca.

Método:

revisão de escopo seguindo a metodologia do Instituto Joanna Briggs. Dois revisores independentes analisaram os estudos, aplicando os critérios de exclusão e inclusão na busca pelas variáveis recurso audiovisual, cirurgia cardíaca e cuidados pré-operatórios, tendo sido incluídos aqueles que respondiam à questão de pesquisa. Resultados: amostra final de nove estudos, nos quais os recursos audiovisuais mais utilizados foram os vídeos seguidos de aplicativos, usados por serem de fácil acesso e democráticos. Essas ferramentas na educação em saúde otimizam o tempo da equipe e promovem a educação do paciente, melhorando o pós-operatório. Além de reduzir riscos e melhorar a adesão ao tratamento.

Conclusão:

foi possível mapear os recursos audiovisuais utilizados na educação em saúde dos pacientes cirúrgicos, como vídeos, aplicativos e sistemas de informações. Essas ferramentas são facilitadoras das orientações de enfermagem no pré-operatório de cirurgia cardíaca, aumentando o conhecimento do paciente sobre a cirurgia.

DESCRITORES:
Cirurgia torácica; Tecnologia educacional; Recursos audiovisuais; Procedimentos cirúrgicos cardíacos; Cuidados pré-operatórios

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br