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RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR EM GESTANTES: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CHECKLIST PARA AVALIAR PRÁTICA DA ENFERMAGEM

RESUMO

Objetivo

construir e validar checklist para avaliar a prática da enfermagem na ressuscitação cardiopulmonar em gestantes.

Método

estudo metodológico, desenvolvido de maio a agosto de 2019 realizado a partir da construção do instrumento e validação de conteúdo por 11 enfermeiros especialistas em urgência e emergência e 12 em obstetrícia. Foi utilizada escala do tipo Likert, acerca da linguagem, clareza, objetividade, conteúdo, relevância e pertinência instrumento. O critério de validação foi concordância superior a 80%, analisada mediante o Índice de Validação de Conteúdo e do Teste Binomial.

Resultados

a versão final do instrumento foi composta por 54 questões que contemplaram a sequência de condutas a serem adotadas pelo profissional de saúde, diante de uma parada cardiorrespiratória obstétrica. A concordância mínima obtida foi de 91% e a média do Índice de Validação de Conteúdo foi de 0,99.

Conclusão

o instrumento validado pode ser utilizado por docentes envolvidos no ensino da parada cardiorrespiratória obstétrica e contribuir com a avaliação da habilidade na prática da enfermagem, a ser realizada em pesquisas que testem a efetividade de intervenções educativas e treinamentos.

DESCRITORES
Ensino; Avaliação educacional; Educação em enfermagem; Reanimação cardiopulmonar; Gestantes

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