Acessibilidade / Reportar erro

VALIDADE DIMENSIONAL DO INVENTÁRIO DE PROBLEMAS ÉTICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE NO CONTEXTO DA SAÚDE DA CRIANÇA

RESUMO

Objetivo:

avaliar a validade dimensional e a confiabilidade do Inventário Problemas Éticos na Atenção Primária em Saúde adaptado ao contexto da saúde da criança.

Método:

estudo de desenho transversal com 101 enfermeiras de Unidades da Estratégia de Saúde da Família de uma cidade da região nordeste do Brasil. A coleta dos dados foi realizada entre maio de 2016 e junho de 2017. A validade de construto foi avaliada por meio da análise fatorial exploratória e a confiabilidade pela verificação da consistência interna utilizando o coeficiente alfa de Cronbach.

Resultados:

a análise fatorial revelou a multidimensionalidade do Inventário Problemas Éticos na Atenção Primária em Saúde-Saúde da Criança. Foi composta por 19 itens, distribuídos em 4 fatores: Fator 1 - Organização do sistema de saúde; Fator 2 - Ética Profissional; Fator 3 - Trabalho em equipe e Fator 4 - Expressão da autonomia dos pais (ou responsáveis). A consistência interna geral pelo alfa de cronbach e para os fatores foi moderada a satisfatória.

Conclusão:

a análise fatorial revelou que o inventário possui uma estrutura multidimensional com 4 fatores. O estudo demonstrou evidências de validade e confiabilidade que recomendam a aplicação do IPE-APS ao contexto da saúde da criança.

DESCRITORES:
Estudos de validação; Enfermeiras de saúde da família; Resolução de problemas; Bioética; Saúde da criança

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br