Acessibilidade / Reportar erro

IMPLANTAÇÃO DE UM PRONTUÁRIO ELETRÔNICO A LUZ DA TEORIA ATOR-REDE

RESUMO

Objetivo:

descrever a rede de atores humanos e não humanos envolvidos na implantação de um prontuário eletrônico na Atenção Básica à Saúde de Minas Gerais.

Método:

estudo de abordagem qualitativa, tendo a Teoria Ator-Rede como referencial teórico e a Cartografia de Controvérsias como referencial metodológico. Entrevistamos 20 profissionais de saúde, gestores e outros porta-vozes envolvidos com a implantação de um prontuário eletrônico em um município de Minas Gerais. Realizamos observação e coleta de 30 documentos ao seguir os participantes no período de setembro de 2018 a agosto de 2019. Para análise, utilizamos as seguintes escalas de visualização das dinâmicas sociais cartografadas: Escala Menor (descrição sucinta e cronológica dos principais acontecimentos); Escala Intermediária (identificação dos humanos e não humanos, suas relações e controvérsias); Escala Maior (descrição detalhada das principais controvérsias).

Resultados:

a rede de actantes envolvidos na implantação do prontuário eletrônico é tecida a partir das controvérsias: múltiplos actantes e suas traduções influenciando a implantação do prontuário eletrônico; contribuições e fragilidades conformando o prontuário eletrônico como uma controvérsia em aberto. Tais controvérsias emergiram a partir da mobilização de actantes de várias esferas de governo, além do local de implantação. Apesar das fragilidades constatadas, o prontuário eletrônico contribuiu para: apoio à tomada de decisões; acompanhamento do histórico de saúde do paciente; integração das informações entre os pontos da rede assistencial.

Conclusão:

o sucesso da implantação da tecnologia foi influenciado pelas relações estabelecidas entre humanos e não humanos de diversas esferas de gestão, que, ao se mobilizarem, fortalecem ou fragilizam a informatização.

DESCRITORES:
Registros eletrônicos de saúde; Informática médica; Informática em enfermagem; Tecnologia da informação; Atenção primária à saúde

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br