Acessibilidade / Reportar erro

OBESIDADE INFANTIL NA PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS, FAMILIARES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE E DE EDUCAÇÃO

RESUMO

Objetivo:

compreender a perspectiva de crianças, familiares e profissionais da saúde e da educação acerca da obesidade infantil.

Método

pesquisa qualitativa com participação de 13 crianças, 12 familiares, sete profissionais da saúde da atenção básica e sete profissionais da educação, todos vinculados ao Programa Saúde na Escola. A coleta de dados foi por entrevista semiestruturada, utilização de recursos lúdicos e aplicação de escala de silhuetas com crianças, no período de abril de 2017 a março de 2018. A análise foi fundamentada nos pressupostos da análise temática de conteúdo.

Resultados:

foram identificadas três categorias: multifatorialidade da obesidade na infância; Imagem corporal pela criança, por familiares e o bullying na escola; Perspectivas e ações associadas à obesidade infantil. Para os participantes do estudo a obesidade infantil é condicionada por alimentação excessiva, com baixo valor nutricional, além da prática insuficiente de atividade física. Entendem, ainda, que as ações para combater a obesidade se mostraram incipientes ou insuficientes. Para as crianças a obesidade implica na insatisfação com a imagem corporal e no bullying escolar.

Conclusão:

conforme a perspectiva dos participantes, aponta-se para a necessidade de ações integradas entre profissionais da saúde e da educação, que incluam crianças e familiares, para prevenção e combate da obesidade infantil; além de ações governamentais para o fortalecimento das políticas públicas que consideram a promoção da saúde e prevenção de agravos à população infantil.

DESCRITORES:
Saúde da criança; Família; Obesidade pediátrica; Serviços de saúde escolar; Educação

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br