Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE REDUÇÃO DE DANOS NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

RESUMO

Objetivo:

avaliar as estratégias de Redução de danos na Rede de Atenção Psicossocial de um município do interior da região Sul do Brasil.

Método:

estudo qualitativo, com a utilização dos pressupostos metodológicos da Avaliação de Empoderamento. A pesquisa foi realizada na Rede de Atenção Psicossocial de um município de pequeno porte do Rio Grande do Sul, Brasil, no período de março a dezembro de 2017. Participaram do estudo 42 gestores e trabalhadores inseridos nos serviços da rede de atenção psicossocial e da rede intersetorial ao usuário de drogas. Para análise dos dados utilizou-se a análise temática.

Resultados:

a missão da rede em estudo envolveu uma proposta de trabalho na perspectiva da redução de danos. No Conhecimento da situação atual identificou-se a atuação integrada da equipe da redução de danos aos demais serviços da rede e a necessidade de maior compreensão sobre as especificidades desse trabalho. Nas perspectivas para o futuro da rede buscou-se fortalecer estratégias de redução de danos que resgatem as potencialidades dos sujeitos e os investimentos em recursos humanos e estruturais nas equipes de Redução de danos.

Conclusão:

o estudo apresenta subsídios para a construção de propostas de redução de danos integradas à rede de atenção psicossocial, podendo orientar a priorização de investimentos e melhorias na tomada de decisão dos gestores e trabalhadores das redes.

DESCRITORES:
Saúde mental; Usuários de drogas. Redução de dano; Assistência Integral à Saúde; Avaliação em Saúde

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br