Acessibilidade / Reportar erro

IMPACTO DE UM PROTOCOLO DE DESMAME VENTILATÓRIO EM UNIDADE DE CUIDADOS INTENSIVOS PARA ADULTOS

RESUMO

Objetivo:

avaliar o impacto de um protocolo de desmame ventilatório na qualidade do desmame e nos outcomes dos doentes.

Método:

estudo quantitativo quase-experimental, composto pela comparação de um estudo prospectivo com um estudo retrospectivo. Os dados foram recolhidos através de uma folha de registro de desmame aplicada entre setembro e dezembro de 2015, em uma unidade de terapia intensiva do norte de Portugal, após a implementação de um protocolo de desmame, sendo comparados com uma base-line constituída no ano anterior à implementação do protocolo de desmame ventilatório.

Resultados:

o grupo experimental teve uma média de score de qualidade global do desmame superior, verificando-se uma redução do timing de início do desmame em 27,3% e do tempo de desmame em 36,6%.

Conclusão:

a implementação do protocolo de desmame ventilatório melhorou a qualidade global do desmame, facilitando a identificação dos doentes com critérios para iniciar o processo, iniciando o mesmo mais precocemente, resultando numa diminuição do tempo de desmame ventilatório.

DESCRITORES
Unidades de terapia intensiva; Respiração artificial; Desmame do respirador; Protocolo de desmame ventilatório; Enfermagem de cuidados críticos

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br