Acessibilidade / Reportar erro

SIMULAÇÃO CLÍNICA NO ENSINO DE ENFERMAGEM: EXPERIÊNCIA DO ESTUDANTE NO CHILE

RESUMO

Objetivo:

descrever as experiências vividas em simulação clínica por estudantes de enfermagem da Universidad de Magallanes, Punta Arenas, Chile, em relação ao uso da simulação clínica como metodologia de aprendizagem para o alcance de competências para o cuidado de enfermagem.

Método:

a simulação pelos alunos foi realizada em 2017, enquanto eles cursavam o sétimo e o oitavo semestres de formação profissional. O estudo realizado foi qualitativo, exploratório descritivo, no qual participaram oito alunos por meio do instrumento de entrevista semiestruturada aplicado durante o segundo semestre de 2018.

Resultados:

observou-se que a experiência de simulação foi boa e muito boa. Destaca-se que os principais pontos de discussão para os participantes foram que a simulação clínica lhes deu ferramentas que lhes permitiram adquirir identidade profissional, empoderamento do papel profissional, raciocínio clínico, prática profissional e organização. Por outro lado, também lhes permitiu aplicar conhecimentos teóricos.

Conclusões:

embora esta vivência tenha permitido aos alunos adquirir competências abrangentes, também tem como limitação o surgimento de sentimentos de medo e ansiedade que podem impossibilitar o seu desenvolvimento.

DESCRITORES:
Estudantes de enfermagem; Aprendizagem; Aprendizagem experiencial; Habilidades; Simulação

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br