Acessibilidade / Reportar erro

PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM E NOTIFICAÇÃO DE EVENTOS ADVERSOS

RESUMO

Objetivo:

identificar como os enfermeiros relatam eventos adversos; conhecer os elementos que influenciam a notificação de eventos adversos e quais estratégias eles sugerem para a notificação.

Método:

estudo qualitativo, do tipo Pesquisa Convergente Assistêncial, realizada em uma unidade de pacientes críticos de um centro de saúde privado da região de Magallanes, Chile. Treze enfermeiros participarão do estudo, por meio de entrevista e grupo de discussão.

Resultados:

enfermeiros que relatam eventos adversos ou o fazem verbalmente e por escrito ao enfermeiro coordenador imediatamente. O não relato de eventos adversos ocorre principalmente devido à falta de conhecimento da cultura de segurança, medo de retaliação e punição no local de trabalho. Como estratégias para relatar eventos adversos, sugerimos educação continuada em relação à cultura de segurança, criando consciência e confiança de que relatar um erro não terá uma resposta punitiva e que um plano de melhoria será feito para evitar cometer o erro. errar outra vez, melhorar a comunicação e liderança.

Conclusão:

apesar dos enfermeiros relatarem a ocorrência de um evento adverso, existe uma preocupação com a punição, apontando a necessidade de rever a cultura de segurança do paciente em uma unidade crítica de pacientes no contexto do estudo.

DESCRITORES:
Enfermagem; Unidade de cuidados Intensivos; Segurança do paciente; Notificação; Equipe de enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br