Acessibilidade / Reportar erro

PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS ONLINE SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19): PESQUISA BIBLIOMÉTRICA

RESUMO

Objetivo:

descrever os indicadores bibliométricos da produção científica disponível em periódicos online que abordam a Covid-19.

Método:

estudo bibliométrico com utilização da Lei de Bradford, de mapas de redes e estatística textual realizado com publicações disponibilizadas em bases de dados, no período de janeiro a março de 2020.

Resultados:

a amostra foi composta por 110 artigos científicos. Os autores principais dos estudos tinham vinculações com 83 instituições distribuídas em 30 países, apresentando prioritariamente a formação em medicina. China foi o país que mais publicou, fornecendo grande número de dados de pesquisa. Pacientes infectados pela Covid-19 e a população em geral compuseram as populações dos estudos e o ambiente hospitalar foi o local de desenvolvimento da maior parte das pesquisas. O periódico com maior quantitativo de publicações possui alta influência científica entre as revistas acadêmicas. Por meio da análise dos termos, observou-se a predominância de temáticas acerca da Covid-19.

Conclusão:

os indicadores bibliométricos indicam direcionamentos e lacunas existentes sobre a produção científica da Covid-19, os quais auxiliarão no desenvolvimento de pesquisas futuras, sobretudo no âmbito nacional.

DESCRITORES
Coronavírus; Novo coronavírus (2019-nCoV); Infecções por Coronavírus; Pandemia; Indicadores bibliométricos; Bibliometria

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br