Acessibilidade / Reportar erro

A ASSOCIAÇÃO ENTRE O USO DE ÁLCOOL, MACONHA E COCAÍNA E AS CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS DE UNIVERSITÁRIOS DE RIBEIRÃO PRETO, BRASIL

RESUMO

Objetivo:

determinar a prevalência do uso na vida e nos últimos três meses de álcool, maconha e cocaína entre universitários das áreas de ciências sociais e da saúde de Ribeirão Preto, Brasil e avaliar a associação entre uso na vida e nos últimos três meses de álcool, maconha e cocaína e as variáveis sexo, área de conhecimento do curso, com quem mora, importância da religião, idade e ano de estudo.

Método:

estudo transversal, realizado com uma amostra por conveniência de 275 alunos de uma universidade pública de Ribeirão Preto-SP. Para coleta de dados foram utilizados dois instrumentos contendo questões sociodemográficas, de formação e sobre o uso de substâncias psicoativas. Para análise foram utilizados os testes: Exato de Fisher, Qui-quadrado de Person e Mann-Whitney.

Resultados:

quanto aos fatores sociodemográficos houve associação significante entre o sexo dos participantes entre o uso de maconha e cocaína na vida (p=0,024 e p=0,005, respectivamente) e nos últimos três meses (p=0,013 e p=0,009, respectivamente), entre a importância da religião e o uso na vida de álcool, maconha e cocaína (p<0,001, p<0,001 e p=0,024, respectivamente) e o uso nos últimos três meses apenas para maconha (p<0,001) e entre o uso de maconha nos últimos três meses e o ano de graduação (p=0,003). Em relação à idade, os resultados apontam diferença significante apenas entre os grupos que referiram ou não uso na vida de álcool (p=0,037).

Conclusão:

os universitários investigados apresentaram uma prevalência de uso na vida e nos últimos três meses de maconha e cocaína maior entre os homens, mais não para o álcool. A importância da religião foi negativamente associada ou uso das drogas investigadas. Os resultados podem fornecer subsídios importantes para a estruturação de medidas preventivas para uso indevido de substâncias psicoativas entre universitários e a necessidade de novas investigações que abarquem a temática.

DESCRITORES
Bebidas alcoólicas; Cannabis; Cocaína; Estudantes; Fatores socioeconômicos; Universidades; Drogas

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br