RESUMO
Objetivo:
interpretar, sob a perspectiva da Teoria do Agir Comunicativo, como o desfecho dos erros de enfermagem podem se tornar atrativos para a mídia, destacando as principais implicações para a imagem da profissão e para o imaginário da sociedade.
Método:
pesquisa qualitativa realizada em fonte documental caracterizada por notícias de jornais de grande circulação disponíveis online em dois países, Brasil e Portugal, no período de 2012 a 2016. A análise dos achados foi realizada seguindo os passos da hermenêutica, com fundamentação na Teoria do Agir Comunicativo. Os dados foram organizados e codificados no software Atlas.ti.
Resultados:
a pesquisa foi composta por 112 notícias; e, da análise, resultaram quatro categorias: Os destaques no título da notícia - o início da persuasão; Combinação imagem e texto inicial - uma mistura explosiva; O erro que não é erro - o erro que é crime; e Aplicando as pretensões de validade nos discursos.
Conclusão:
os meios de comunicação são produtores contínuos de ideologias e, por isso, possuem responsabilidade social ao induzir interpretações equivocadas que podem interferir negativamente na interação enfermeiro-paciente, ao dar maior ênfase para o desfecho do erro, desacreditando, com isso, um trabalho de importância social ímpar.
DESCRITORES:
Erros de Medicação; Segurança do Paciente; Enfermagem; Meios de Comunicação; Notícias