Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIA DA VACINA CONTRA O ROTAVÍRUS HUMANO EM HOSPITALIZAÇÕES POR GASTROENTERITE EM CRIANÇAS NO BRASIL

RESUMO

Objetivos:

descrever e analisar a influência da vacina contra o rotavírus humano nas hospitalizações por gastroenterite em crianças menores de 5 anos, no Brasil, 2001 a 2018 (período pré e pós-vacinal).

Método:

trata-se de um estudo ecológico retrospectivo, descritivo, combinando a descrição das séries temporais do período de 2001 a 2018. Os dados foram obtidos de fonte secundária e coletados nos meses de agosto de 2019 a janeiro de 2020. Para análise do efeito de diferentes variáveis, utilizaram-se múltiplos modelos de avaliações matemáticas (taxa de crescimento acumulado, taxa de crescimento geométrico; desvio padrão, média, variância e regressão linear simples). Considerou-se o nível de significância de 5% (p<0,05).

Resultados:

houve redução das hospitalizações relacionadas à gastroenterites em crianças menores de 5 anos, quando comparados os períodos pré e pós-vacinal. Essa redução ocorreu em todas as regiões brasileiras.

Conclusão:

após a implementação da vacina contra o rotavírus humano, houve expressiva redução das hospitalizações de crianças menores de 5 anos.

DESCRITORES:
Criança; Vacinas; Infecções por rotavírus; Gastroenterite; Hospitalização

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br