Acessibilidade / Reportar erro

SAÚDE GERAL E DISCRIMINAÇÃO PERCEBIDA E TEMIDA NA COMUNIDADE LGBT+

RESUMO

Objetivo:

analisar a relação entre a discriminação percebida e temida e a saúde geral das pessoas LGBT+ de acordo com seu nível educacional, identidade de gênero e nível socioeconômico.

Método:

realizou-se um estudo transversal e correlacional. A amostra foi composta por 120 participantes adultos da região de Maule (Chile), pertencentes à comunidade LGBT+, que responderam a uma pesquisa virtual devido à pandemia de SARS CoV-2. A pesquisa também incluiu uma pergunta aberta que proporcionou um espaço para os participantes compartilharem experiências de discriminação em relação ao tratamento recebido da equipe de enfermagem. Os dados quantitativos foram examinados por meio de análises descritivas e inferenciais (testes de diferença de médias e correlações). As histórias extraídas foram analisadas segundo técnicas de análise temática e discursiva.

Resultados:

embora a discriminação percebida tenha uma baixa prevalência na amostra, 44,17% expressaram medo de não serem amados, 38,33% de não encontrar emprego e 32,51% de serem rejeitados pela família por fazerem parte da comunidade LGBT+. Da mesma forma, a discriminação foi maior no coletivo de pessoas trans e se refletiu principalmente em demissões injustificadas, dificuldades em encontrar emprego ou maus-tratos na prestação de serviços de saúde. Por fim, verificou-se que os participantes expostos a mais discriminação também relataram pior estado geral de saúde.

Conclusões:

a discriminação é um problema que afeta a comunidade LGBT+, principalmente o coletivo de pessoas trans. As graves implicações da discriminação para a saúde das pessoas evidenciam a necessidade de desenhar estratégias, políticas e regulamentações que visem promover a tolerância e a integração.

DESCRITORES:
Análise de gênero em saúde; Discriminação social; Saúde; Minorias sexuais e de gênero; Cuidados de enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br