Acessibilidade / Reportar erro

TRANSIÇÃO DO CUIDADO NA ALTA HOSPITALAR DE PACIENTES ADULTOS: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

RESUMO

Objetivo:

sintetizar e analisar a produção científica sobre a transição do cuidado na alta hospitalar de pacientes adultos.

Método:

revisão integrativa, realizada de maio a julho de 2020, em quatro bases de dados relevantes na área da saúde: Public Medline (PubMed); Scientific Electronic Library Online (SciELO); Scopus e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A análise dos resultados ocorreu de forma descritiva e organizada em categorias temáticas que surgiram conforme a similaridade dos conteúdos extraídos dos artigos.

Resultados:

atenderam aos critérios de inclusão 46 artigos, de periódicos nacionais e internacionais, com predomínio de estudos descritivos/não experimentais ou com abordagem qualitativa. Foram identificadas cinco categorias: Processo de alta e pós-alta hospitalar; Continuidade do cuidado pós-alta; Benefícios da transição de cuidado; Papel do enfermeiro na transição de cuidado e Vivências de pacientes sobre a transição de cuidado. A alta hospitalar e as transições de cuidados são processos interligados, pois as transições qualificam o processo de desospitalização. Diferentes estratégias para a continuidade do cuidado devem ser adotadas, pois oferecem maior segurança ao paciente. Estudos mostraram que o enfermeiro tem papel fundamental nas transições e, no Brasil, essa atividade ainda precisa ganhar mais espaço. A redução das reinternações, mortalidade, custos hospitalares e a satisfação dos pacientes são benefícios das transições.

Conclusão:

a transição do cuidado ascende como estratégia eficaz para a qualificação do cuidado prestado ao paciente que está sendo desospitalizado. Aponta a necessidade de integração entre a rede assistencial e auxilia os serviços na tomada de decisão sobre a continuidade do cuidado na alta.

DESCRITORES:
Cuidado de transição; Alta do paciente; Continuidade da assistência ao paciente; Gestão em saúde; Enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br