Acessibilidade / Reportar erro

GESTAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO: A FAMÍLIA NOS DISCURSOS DA MÍDIA ESCRITA BRASILEIRA

RESUMO

Objetivo:

compreender as diferentes posições de sujeito atribuídas à família no processo de gestação de substituição.

Método:

pesquisa qualitativa, do tipo estudo documental com base nos Estudos Culturais, na vertente pós-estruturalista, fundamentada nas ferramentas de discurso e enunciado de Michel Foucault. Para tanto, foram analisados discursos publicados na mídia escrita brasileira, entre setembro e dezembro no ano de 2016, sobre sujeitos que vivenciaram a gestação de substituição.

Resultados:

os discursos apontam que os pais biológicos devem acompanhar e controlar a gestação. Destacam que os cuidados com o bebê, especialmente o aleitamento materno, devem ser acompanhados pelo pai e realizados pela mãe biológica. Outro apontamento, é que tal tecnologia possibilita vivenciar a posição de pai e mãe constituídos culturalmente aos sujeitos que desejam ter filhos. Os discursos reforçam papéis distintos para pai e mãe biológicos e mães substitutas, apresentados como felizes com essa formação familiar. Os enunciados dividem, distribuem e ordenam os papéis da maternidade entre as duas mães visando naturalizar a gestação de substituição. Para tanto, reforçam os discursos sobre aleitamento materno e enfatizam a medicalização do corpo feminino na gestação de substituição.

Conclusão:

os discursos reconhecem a gestação de substituição foi reconhecida como forma distinta de concepção, mas reforçam que não acarreta em outra forma distinta de maternidade. As mídias se ocupam em demonstrar os rituais que auxiliam na constituição de sujeitos maternos e paternos, para ensinar modos de viver essa gestação. Portanto, vivenciar a gestação de substituição é uma das possibilidades de constituir família.

DESCRITORES
Enfermagem materno-infantil; Identidade de gênero; Mães substitutas; Poder familiar; Relações familiares; Saúde da mulher

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br