Acessibilidade / Reportar erro

PLATAFORMA DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE IMUNOBIOLÓGICOS ESPECIAIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

RESUMO

Objetivo:

desenvolver e validar uma plataforma digital para gerenciamento de imunobiológicos especiais na Atenção Primária à Saúde.

Método:

estudo metodológico, realizado em Campinas/SP, Brasil. O desenvolvimento da plataforma ocorreu entre julho e dezembro de 2021. Entre abril e outubro de 2022 realizou-se simulação e validação pelos profissionais, aplicando-se instrumento contendo afirmativas referentes às características e subcaracterísticas da norma ISO/IEC 25010, julgadas como de acordo, desacordo ou não se aplica. Foram estimados valores das características e subcaracterísticas, considerando-se adequado o valor mínimo de 70% de respostas positivas. Características e subcaracterísticas que não alcançaram o valor mínimo tiveram suas justificativas categorizadas conforme alterações realizadas.

Resultados:

a plataforma foi denominada ConectAPS-CRIE. Foram desenvolvidas áreas de Login, Painel Inicial, Usuários, Unidades, Imunobiológicos, Pacientes, Solicitações, Relatórios e Ajuda. Na validação por enfermeiros, consideraram-se inadequadas as subcaracterísticas Acessibilidade (66,7%) e Proteção contra erro (66,7%). Profissionais da área de informática consideraram inadequada a característica Confiabilidade (52,8%) e as subcaracterísticas Correção funcional (69,2%), Acessibilidade (37,5%), Proteção contra erro (40%), Integridade (59,1%) e Não repúdio (66,7%). As categorias das justificativas relatadas e alteradas foram: desaparecimento do cadastro do paciente ao alterá-lo; acesso ao sistema utilizando somente senha; ausência de recursos de acessibilidade; ausência de validação de dados pessoais; exclusão de paciente com solicitação cadastrada; inclusão de solicitação sem cadastro de paciente; ajuste de layout e mensagem de texto na função Anexar Arquivo; solicitação desvinculada da unidade do usuário solicitante.

Conclusão:

a plataforma poderá facilitar o gerenciamento de solicitações de imunobiológicos especiais na Atenção Primária e sua validação permitiu aprimorá-la.

DESCRITORES:
Informática em enfermagem; Tecnologia em saúde; Software; Validação de programas de computador; Vacinação; Programas de imunização

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br