Acessibilidade / Reportar erro

CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE NA ÓTICA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

RESUMO

Objetivo:

avaliar a cultura de segurança do paciente entre a equipe de enfermagem de quatro hospitais de ensino públicos.

Método:

estudo do tipo transversal, de abordagem quantitativa, realizado entre junho e setembro de 2019, mediante aplicação do E-questionário de Cultura de Segurança Hospitalar. Participaram 376 profissionais de enfermagem de quatro hospitais, cujos dados foram submetidos à análise estatística, considerando as respostas positivas às questões para classificação em áreas fortes (≥ 75%), áreas com potencial (50% a 74,9%) e áreas frágeis (≤ 49,9%) para a cultura de segurança.

Resultados:

somente a dimensão aprendizagem organizacional/melhora continuada foi considerada forte para a segurança do paciente, por ter obtido percentual de 84,8% de respostas positivas. Dentre as demais dimensões, quatro foram consideradas como áreas com potencial e sete como áreas frágeis.

Conclusão:

os profissionais de enfermagem avaliaram a cultura de segurança do paciente nos hospitais investigados como sendo frágil.

DESCRITORES:
Segurança do paciente; Cultura organizacional; Enfermagem; Qualidade da assistência à saúde; Hospitais de ensino

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br