Acessibilidade / Reportar erro

PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS AO DIAGNÓSTICO TARDIO DA INFECÇÃO PELO HIV EM UM MUNICÍPIO PAULISTA

RESUMO

Objetivo:

identificar a prevalência e os fatores associados ao diagnóstico tardio da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), em um município do interior paulista.

Método:

estudo epidemiológico, analítico e retrospectivo que analisou os casos de HIV e AIDS notificados pelos serviços de saúde no período de 2015 a 2017 por meio dos dados das notificações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net) dos usuários recém-diagnosticados para a infecção pelo HIV/AIDS no município de Ribeirão Preto/SP, Brasil. A coleta de dados ocorreu em maio de 2018. Foi realizado o teste qui-quadrado e regressão logística binária, no qual a variável dependente foi o critério de AIDS no momento da notificação da infecção pelo HIV. Foi considerado o valor de p<0,05 para a associação entre as variáveis estudadas com relação ao diagnóstico tardio.

Resultados:

dentre os 829 (100%) casos novos de HIV, 290 (35,0%) foram diagnosticados na condição de AIDS. A maioria da população pertencia ao sexo masculino e na faixa etária dos 15 aos 34 anos. A candidose oral e a perda de peso acima de 10% foram os principais sintomas associados à AIDS. Observou-se que pessoas com menor escolaridade e com o aumento da idade eram mais propensas a serem diagnosticadas tardiamente.

Conclusão:

estratégias que favoreçam o diagnóstico oportuno no município estudado são necessárias, particularmente entre os indivíduos com idade acima de 45 anos e com menor escolaridade.

DESCRITORES:
HIV; Infecções por HIV; Testes sorológicos; Diagnóstico tardio; Infecções oportunistas relacionadas com a AIDS; Epidemiologia; Sistemas de informação em saúde

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br