Acessibilidade / Reportar erro

REPERCUSSÕES DO TRABALHO NOTURNO NA QUALIDADE DO SONO E SAÚDE DE TRABALHADORES DE ENFERMAGEM

RESUMO

Objetivo:

analisar a associação entre a qualidade do sono, sintomas de saúde e os efeitos físicos, psicológicos e sociais do trabalho em trabalhadores de enfermagem que atuavam no turno noturno.

Método:

estudo transversal, realizado com trabalhadores de enfermagem que atuavam em instituição hospitalar no turno noturno. Utilizaram-se como instrumentos questionário sociolaboral e de sintomas de saúde, Escala de Avaliação dos Danos Relacionados ao Trabalho e o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh. Os dados foram coletados entre setembro de 2017 e abril de 2018. A análise foi realizada por meio da estatística descritiva e analítica.

Resultados:

participaram 139 trabalhadores e identificou-se diferença estatística entre qualidade do sono ruim e as variáveis sexo feminino, adoecimento físico e sintomas de saúde como distúrbio de apetite, sensação de má digestão, flatulência, insônia, dificuldade de concentração, infelicidade, sensação de diminuição autoestima e labilidade de humor.

Conclusão:

constatou-se que os trabalhadores de enfermagem que atuavam no turno noturno experimentavam qualidade do sono ruim, e essa relação impacta na saúde física, psicológica e social. Intervenções visando à conscientização sobre a higiene do sono podem promover melhores resultados na saúde dessas pessoas.

DESCRITORES:
Trabalho em turnos; Trabalho noturno; Sono; Saúde; Saúde do Trabalhador; Enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br