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PARA MENINO OU MENINA? REPRESENTAÇÕES CULTURAIS DE GÊNERO NAS EMBALAGENS DE BRINQUEDOS

RESUMO

Objetivo:

analisar imagens representativas de gênero nas embalagens de brinquedos para crianças acima de três anos de idade.

Método:

estudo foto etnográfico, desenvolvido em seções de brinquedos de seis lojas de departamento localizadas em um dos municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro, no mês de agosto de 2018. Aplicou-se a análise imagética em 17 fotografias de embalagens de brinquedos segundo critérios de repetição, tipo de conteúdo e baixo custo para aquisição, associado à análise de conteúdo.

Resultados:

as imagens refletem parcialmente seu conteúdo. As cores de gênero nas embalagens e conteúdos são tradicionais (rosa e lilás) e irrealistas nos brinquedos para meninas. Aqueles com imagens de meninos possuem cores neutras e realistas (cinza, verde oliva, azul marinho). Brinquedos miniaturizados ou em tamanho natural “para as meninas” incluem os que estimulam o brincar de ‘dona-de-casa’ (escorredor de louça e xícaras), cuidados pessoais (maquiagem e vestuário) e maternagem (bonecas). “Para meninos”, fortalecem a imagem social de protetor da família (herói), provedor do lar (ferramentas, construtor e executivo) e profissões “masculinas” (cozinheiro, bombeiro, policial).

Conclusão:

essas imagens reforçam concepções binárias de gênero, estereotipadas na sociedade, enraizando construções culturais do mundo adulto no desenvolvimento de crianças nas idades acima de três anos.

DESCRITORES:
Jogos e brinquedos; Jogos recreativos; Criança; Pré-escolar; Identidade de gênero; Comportamento e mecanismos comportamentais; Enfermagem de saúde pública

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