Acessibilidade / Reportar erro

PERCEPÇÃO DOS ENFERMEIROS SOBRE A ALIMENTAÇÃO DO RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO

RESUMO

Objetivo:

analisar a perceção do enfermeiro sobre a alimentação do recém-nascido pré-termo e as suas motivações na aplicação dos métodos de alimentação, durante o internamento na unidade de neonatologia.

Método:

estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Recolha de dados, feita entre julho de 2019 e janeiro de 2020, com recurso à entrevista semiestruturada, a 30 enfermeiros de uma unidade de neonatologia. A análise dos dados que resultaram do conteúdo das entrevistas, fez-se com recurso à análise textual lexicográfica, recorrendo à Classificação Hierárquica Descendente e análise de similitude, através do software IRaMuTeQ - Interface de R.

Resultados:

na Classificação Hierárquica Descendente, foram analisados 876 segmentos de texto, retendo 86,3% do total para a criação de cinco classes, resultantes da participação do conteúdo. A análise de similitude das palavras representativas da perceção dos enfermeiros, sobre a alimentação oral e a escolha do método de alimentação, conduziu à formação de três núcleos centrais, representados pelas palavras: achar, dar, biberão.

Conclusão:

os enfermeiros reconhecem a importância da formação contínua e do treino na avaliação das competências orais. O motivo de escolha do método de alimentação baseia-se, frequentemente, em critérios como a preferência, rapidez e facilidade.

DESCRITORES:
Enfermeiros e enfermeiras; Nutrição da criança; Métodos de alimentação; Neonatologia; Recém-nascido pré-termo

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br