Acessibilidade / Reportar erro

ROTATIVIDADE NO TRABALHO DE ENFERMEIRAS: UM ESTUDO COMPARATIVO

RESUMO

Objetivos:

comparar a rotatividade no trabalho, o nível de satisfação e de conflito entre dois grupos de enfermeiros na Jordânia e explorar as diferenças entre eles. Vários fatores demográficos foram examinados para investigar a associação de conflito e satisfação com a rotatividade no trabalho.

Método:

delineamento transversal com um total de 244 enfermeiros: 122 enfermeiros experimentaram rodízio de funções e 122 enfermeiros nunca experimentaram rodízio de funções. O estudo foi examinado entre janeiro e fevereiro do ano de 2020. Escala de rotação de trabalho, escala de satisfação no trabalho e escala de conflito de trabalho foram utilizadas para avaliar as três variáveis. O teste t independente e o teste de análise de variância unilateral foram usados para analisar diferenças significativas entre os dois grupos selecionados.

Resultados:

a análise estatística indicou que os enfermeiros que realizaram rodízio de trabalho apresentaram níveis percebidos de rotação de trabalho, satisfação no trabalho e menor nível de conflito de trabalho significativamente maiores em comparação com outros enfermeiros que não passaram por rodízio de trabalho. Além disso, gênero, experiência e nível educacional foram significativamente associados ao nível percebido de rotação de empregos entre enfermeiros que tiveram experiência de rotação de empregos na Jordânia. A rotação de funções não foi associada ao estado civil

Conclusões:

a abordagem de rotação de trabalho é necessária para melhorar a satisfação no trabalho e reduzir os conflitos de trabalho. Os diretores de enfermagem devem cooperar para aplicar a abordagem de rotação dos enfermeiros nos hospitais, a fim de aumentar a satisfação no trabalho e diminuir o nível de conflito de trabalho.

DESCRITORES:
Capacitação de Recursos Humanos; Satisfação no trabalho; Estresse no local de trabalho; Enfermeiros; Estudo comparativo.

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br