Acessibilidade / Reportar erro

COMUNICAÇÃO DE NOTÍCIAS DIFÍCEIS: FACILIDADES, DIFICULDADES E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NA FORMAÇÃO

RESUMO

Objetivo:

identificar as facilidades, dificuldades e estratégias utilizadas pelos estudantes de enfermagem na comunicação de notícias difíceis na Atenção Primária à Saúde durante o período de formação.

Método:

estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa. Participaram 12 estudantes de enfermagem, do 7° ao 10° semestre, de uma Universidade Federal do Sul do Brasil, cujas percepções tiveram foco na Atenção Primária à Saúde. A seleção foi por amostragem não probabilística do tipo bola-de-neve. Os dados foram coletados em junho de 2019, em local específico na universidade, a partir da metodologia de Grupo Focal, e submetidos à Análise Textual Discursiva.

Resultados:

como facilidades encontradas no momento de participar na comunicação de notícias difíceis, os estudantes citaram o trabalho em equipe, vínculo, autoconhecimento e o conhecimento do usuário; como dificuldades foram elencadas a falta de preparo, lidar com as próprias emoções e reações dos usuários e como lidar com elas; no que tange às estratégias utilizadas para comunicar as notícias difíceis, foram citadas a empatia e a sensibilidade, clareza na comunicação, manter a esperança, mais de um encontro e espaço adequado para comunicar.

Conclusão:

visualiza-se que o trabalho em equipe, vínculo, conhecimento do usuário e o autoconhecimento, citado pelos estudantes são facilidades encontradas ao comunicar notícias difíceis na Atenção Primária. As dificuldades estão relacionadas à ausência de preparo para comunicar e o modo de lidar com suas emoções. Diversas estratégias foram citadas, como empatia, sensibilidade e clareza na comunicação.

DESCRITORES:
Comunicação em saúde; Atenção primária à saúde; Ética; Ética em enfermagem; Enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br