Acessibilidade / Reportar erro

FATORES QUE INTERFEREM NA QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE DE PUÉRPERAS DO NORDESTE BRASILEIRO

RESUMO

Objetivo

analisar os fatores sociodemográficos, obstétricos, tipo de parto e de profissional que prestou assistência que podem influenciar na qualidade de vida relacionada à saúde das mulheres no puerpério imediato.

Método

estudo transversal, correlacional, realizado em uma maternidade de referência, com 272 mulheres no puerpério imediato internadas no alojamento conjunto. Foram utilizados um questionário sociodemográfico, clínico e obstétrico e a escala Short Form Health Survey-36 para avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde.

Resultados

quanto à faixa etária, houve associação significativa nos domínios capacidade funcional e estado geral, com melhores escores para idade até 29 anos. Referente à escolaridade, observou-se significância no domínio capacidade funcional com escores melhores para 9 a 11 anos de estudo. A análise das intercorrências obstétricas mostrou significância estatística no domínio estado geral de saúde p<0,05. Ao correlacionar o tipo de parto e o profissional que o assistiu, a média dos escores mostrou que os domínios limitação por aspectos físicos, dor, vitalidade, aspectos sociais, limitações por aspectos emocionais e saúde mental apresentaram médias maiores para o parto normal realizado por enfermeiro, com significância estatística nos domínios: dor (p<0,05), vitalidade (p<0,05) e saúde mental (p=0,05).

Conclusão

os fatores analisados interferem na qualidade de vida das puérperas. Desse modo, o reconhecimento dessas questões fornece informações complementares ao uso do Short Form Health Survey-36, apontando áreas que necessitam de uma maior atenção e que podem ser trabalhadas ainda na assistência pré-natal.

DESCRITORES
Qualidade de Vida; Período pós-parto; Parto; Alojamento conjunto; Enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br