Acessibilidade / Reportar erro

FATORES ASSOCIADOS AO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES POR CAUSAS EXTERNAS EM SERVIÇO DE EMERGÊNCIA

RESUMO

Objetivo

analisar as características de crianças e adolescentes atendidos por causas externas em um serviço de emergência.

Método

estudo retrospectivo, analítico, desenvolvido no serviço de emergência de um hospital sentinela no sul do Brasil. Participaram 79 crianças e adolescentes, vítimas de causas externas, nos meses de junho a dezembro de 2018. Os dados foram coletados por meio de acesso aos prontuários, no mês de maio de 2019. Utilizou-se análise descritiva, comparação de frequência e Odds ratio para medir a associação entre as variáveis estudadas. O Intervalo de Confiança (IC) de 95% e Valor de p de 5%.

Resultados

cerca de 9,3% dos atendimentos de urgência e emergência pediátricas foram por causas externas; destes, 57% das vítimas têm menos de 12 anos de idade e maioria do sexo masculino (67%). Os acidentes são os eventos mais frequentes (71%), porém a violência é mais frequente (61%) ao sexo feminino (p=0,002). A chance de violência é quatro vezes maior em meninas, especialmente as violências autoprovocadas/tentativas de suicídio.

Conclusão

um em cada dez atendimentos em emergência pediátrica é decorrente de causas externas, destaca-se as emergentes situações de violência e lesões autoprovocadas, implicação direta para políticas públicas.

DESCRITORES:
Causas externas; Saúde da criança; Saúde do adolescente; Enfermagem em emergência; Serviços médicos de emergência

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br