Acessibilidade / Reportar erro

BEBIDAS PERIGOSAS E SEUS CORRELATOS ENTRE UNIVERSITÁRIOS DE BARBADOS

RESUMO

Objetivo:

este estudo investiga a relação entre o uso problemático de bebidas, sexo, idade, consumo de maconha, dirigir sob a influência de álcool e andar com motorista alcoolizado entre estudantes universitários em Barbados.

Método:

utilizou-se um levantamento transversal para coleta de dados de 371 estudantes, sendo a maioria do sexo feminino (73,6%) e com idade entre 18 e 21 anos (60,6%).

Resultados:

a maioria dos participantes (81,1%) consumiu álcool nos últimos 12 meses e 17,2% preencheram os critérios para uso problemático de bebidas com base na pontuação do Teste de Identificação dos Distúrbios do Uso de Álcool. Uma relação significativa foi descoberta entre o uso problemático bebidas e o gênero dos estudantes, dirigir sob a influência do álcool, andar com um motorista alcoolizado e consumir maconha.

Conclusão:

mais pesquisas usando uma amostra representativa devem ser conduzidas para determinar se as descobertas são verdadeiras para a população estudantil mais abrangente. No entanto, o estudo destaca a presença de consumo de bebidas problemático entre os alunos e, portanto, iniciativas devem ser implementadas para reduzir e eliminar sua ocorrência.

DESCRITORES
Beber; Comportamento de tomada de risco; Universitários; Drogas; Drogas ilícitas; Álcool; Maconha

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br