Acessibilidade / Reportar erro

CONHECIMENTO E PRÁTICA ASSISTENCIAL DE ENFERMEIROS DE UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA SOBRE INJÚRIA RENAL AGUDA

RESUMO

Objetivo:

avaliar conhecimento e a prática assistencial dos enfermeiros no cuidado do paciente com injúria renal aguda em unidade de terapia intensiva.

Método:

estudo transversal, com 136 enfermeiros de sete hospitais públicos de grande porte. O conhecimento foi mensurado por questionário, com 25 questões objetivas; e a prática assistencial, por checklist, com 15 questões. O instrumento foi criado para esta pesquisa e avaliado por juízes, quanto à confiabilidade, critério e constructo. Utilizaram-se de testes de correlação, análises bivariadas e multivariadas para análise de dados.

Resultados:

o percentual de conhecimento dos enfermeiros sobre injúria renal aguda foi 44,96%. As questões com maiores índices de acertos trataram dos cuidados de enfermagem. A porcentagem de execução da prática foi 47,54%. Os cuidados mais adimplidos foram: institui protocolo, se o paciente ficar hipotenso (89,7%); e checa condição de pele, padrão respiratório e perfusão periférica em intercorrência (88,2%). No que tange aos dados profissionais, observou-se que possuir especialização em terapia intensiva (p=0,034) e cursar disciplina Nefrologia na especialização (p=0,030) foram fatores determinantes para maior conhecimento, enquanto especialização em terapia intensiva (p=0,019) foi para prática.

Conclusão:

os enfermeiros obtiveram conhecimento e prática assistencial inadequados. Observou-se que os profissionais com especialização em terapia intensiva que cursaram disciplina ou capacitação em Nefrologia demostraram melhor conhecimento e maior execução dos cuidados, quando comparados aos que não o tinham. Esses dados contribuem para construção de políticas institucionais que priorizem estratégias de educação permanente em unidades de terapia intensiva.

DESCRITORES:
Conhecimento; Prática profissional; Lesão renal aguda; Cuidados de enfermagem; Unidades de terapia intensiva; Unidades hospitalares de hemodiálise

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br