Acessibilidade / Reportar erro

DUALIDADE DA CONVIVÊNCIA COM O LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO: OSCILANDO ENTRE “DIAS BONS” E “DIAS RUINS”

RESUMO

Objetivo:

apreender a percepção de indivíduos com Lúpus Eritematoso Sistêmico sobre a convivência com a doença.

Método:

pesquisa descritiva exploratória, de natureza qualitativa, realizada junto a 26 indivíduos em tratamento no ambulatório de reumatologia de um hospital universitário do Sul do Brasil. Os dados foram coletados no período de fevereiro a julho de 2019, mediante entrevistas semiestruturadas, audiogravadas e submetidas à análise de conteúdo, modalidade temática.

Resultados:

dos dados emergiu uma categoria temática intitulada: “Oscilando entre dias bons e ruins na convivência cotidiana com o Lúpus Eritematoso Sistêmico”, composta por duas subcategorias, as quais retratam que conviver com Lúpus é algo instável/inconstante. Isto porque, em decorrência dos períodos de remissão e exacerbação dos sinais e sintomas da doença, vivencia-se o paradoxo de uma constante oscilação entre altos e baixos.

Conclusão:

apreendeu-se que os indivíduos com Lúpus percebem que a convivência com a doença é marcada por uma oscilação entre dias bons e dias ruins, os quais estão respectivamente, relacionados aos períodos de remissão e exacerbação das manifestações da doença.

DESCRITORES:
Lúpus Eritematoso Sistêmico; Doenças autoimunes; Doenças raras; Enfermagem; Doenças crônicas; Pesquisa qualitativa

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br